Violência e acidentes são a terceira causa de morte no Brasil
Brasileiros na faixa de 1 a 39 anos morrem mais de acidentes ou de violência. Na população geral esta é terceira maior causa de vítimas fatais, que pode começar dentro de casa, na forma de abuso sexual, principalmente contra crianças e adolescentes. Segundo o Sistema de Vigilância de Violências e Acidentes (Viva SUS), 7% dos casos que chegam aos ambulatórios são provenientes de violência sexual e 2% deles são encaminhados para internação.
Criado há cinco anos, o serviço tem o objetivo de identificar o perfil dos acidentes em geral (no trânsito, no trabalho, em casa), e da violência doméstica e sexual, que ainda permanece na maioria dos casos em segredo, principalmente os maus tratos contra crianças, adolescentes, mulheres e pessoas idosas.
Para monitorar os dados de violência que servirão como base para a implantação de novas políticas públicas, o sistema é dividido em dois serviços: O VIVA Contínuo (notifica casos de violência contra crianças, adolescentes, mulheres e idosos, realizada pelo setor de Saúde, em parceria com escolas e outros setores da sociedade – serviço social e conselhos tutelares); e o VIVA Inquérito (pesquisa sobre violência e acidentes feita durante 30 dias consecutivos a cada dois anos em unidades de urgência e emergência de capitais de estado, Distrito Federal e em alguns municípios selecionados).
A última pesquisa realizada pelo Viva foi lançada em novembro de 2011. As informações coletadas são utilizadas pelo Ministério da Saúde para direcionar ações para o enfrentamento dos principais problemas apresentados.