Sustentabilidade deve envolver proteção à infância

“É impossível falar em um mundo mais sustentável se não dermos o mesmo valor para a questão social e para a ambiental, e negligenciarmos a infância”, afirma a diretora executiva da Childhood Brasil, Ana Maria Drummond. Durante a palestra ministrada no IV Congresso Nacional de Responsabilidade Socioambiental, em Londrina, ela ressaltou que a gestão participativa pode ser o melhor modelo para o desenvolvimento de causas sociais, porque deve envolver a integração dos diferentes atores. “Na atual situação que está o planeta, não podemos nos dar ao luxo de competir por um projeto social, mas temos que somar esforços por uma causa”.

Ana Drummond ressalta que a Childhood, para conseguir otimizar os investimentos e recursos, trabalha com parceiros de diversas instituições. Ela cita o caso de sucesso do Programa Refazendo Laços, de São José dos Campos. Criado para capacitar profissionais que lidam com a proteção à infância, tornou-se uma política pública, porque a ONG dialogou com a prefeitura, secretarias do município e conselhos da criança e do adolescente.

O Programa Na Mão Certa, com ações para o enfrentamento da exploração infantojuvenil nas estradas, também foi apontado com um dos exemplos de que fazer parcerias dá bons resultados. O trabalho surgiu a partir de pesquisa realizada em 2002, que constatou que os caminhoneiros facilitavam a exploração sexual de crianças dentro e fora do país. Hoje, o programa tem este profissional como agente de proteção e parceiro da causa. “Quem faz parte do problema também pode ajudar na solução, porque formamos multiplicadores dentro das empresas do setor de transportes para difundir que a exploração sexual com crianças é crime e que os adultos devem protegê-las”.

Segundo a diretora executiva da Childhood Brasil, as organizações sociais ou ambientais precisam desenvolver ações sempre considerando os pontos de vista das comunidades envolvidas. “Não adianta vir com a proposta pronta e fechada, quando construímos um projeto devemos entender a dinâmica própria de cada local para um bom trabalho”.

IV Congresso Nacional de Responsabilidade Socioambiental foi realizado nos dias 20 e 21 de maio de 2011, no Teatro Ouro Verde na cidade de Londrina, no Paraná e foi promovido pela ABTD/PR – Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento do Paraná.

O evento contou com a participação de 16 palestrantes e 700 pessoas de diversos estados do país, com o objetivo de reunir especialistas das áreas da Educação, Meio Ambiente e Responsabilidade Social e promover integração e troca de informações difundindo o conhecimento sobre os conceitos, práticas e realizações empresariais e educacionais na área de sustentabilidade.

No blog da ABTD é possível conferir depoimentos de Ana Drummond sobre gestão participativa, ação social e políticas públicas, a história da Childhood Brasil e programas da organização.

Artigos relacionados