Sensibilizar profissionais é essencial na prevenção de violência sexual

Programa na Mão Certa da Childhood Brasil e a série de televisão do Canal Futura “Que exploração é essa?” , foram os destaques de experiências bem sucedidas no enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias, apresentados na mesa de debates “Como a não garantia dos direitos das crianças e adolescentes compromete a educação de qualidade?”, durante a programação do 7º Congresso GIFE , realizado em São Paulo.

Quando foi criado, em 2006, o Programa Na Mão Certa tinha a expectativa de conseguir em cinco anos a adesão de 500 empresas para se comprometerem com programas contra a comercialização sexual de crianças e adolescentes nas estradas. Hoje, são 1.137 empresas signatárias.

Uma dessas empresas é a Gerdau. No início, em 2008, a empresa conseguiu mobilizar 18.700 motoristas e, atualmente, são quase 75 mil profissionais sensibilizados com relação à causa, por meio de campanhas, oficinas e ações, realizadas com base na metodologia da Childhood Brasil. “É imprescindível o envolvimento da alta gestão das empresas com a causa, reuniões de aprendizado e trabalhar a valorização do caminhoneiro”, afirmou a vice-presidente do Instituto Gerdau, Beatriz Johannpeter, na ocasião do Congresso. “Precisamos enxergar que cada um de nós pode dar sua contribuição e não só esperar do poder público”.

A diretora executiva da Childhood Brasil, Ana Maria Durmmond, ressaltou que a primeira pesquisa realizada pelo Programa na Mão Certa nas rodovias revelou total desconhecimento dos caminhoneiros sobre o problema da exploração sexual infantil. “No início, muitos achavam que estavam até ajudando as meninas quando davam carona, no entanto, quando a pesquisa foi refeita após a sensibilização, foi revelada uma maior consciência e preocupação por parte deles”, afirmou.

A série “Que exploração é essa?” do Canal Futura, que utiliza a animação de bonecos para contar a história de pai e filho viajando pelas estradas, também têm gerado bons resultados, com a criação de materiais pedagógicos e o desenvolvimento de cursos de capacitação. A gerente de mobilização comunitária do Canal Futura, Marisa Vassimon, destacou os projetos nos estados de Pernambuco e Rio de Janeiro, realizados em parceria com a Childhood Brasil.

Em Jaboatão dos Guararapes (PE), houve a formação de profissionais de educação e grupos de jovens em oito escolas e também em Centros de Referência e Assistência Social. No Rio de Janeiro, foi promovida a capacitação de 90 profissionais, com foco nas redes de proteção dos direitos da criança e do adolescente, nas cidades de Arraial do Cabo, Niterói e São Gonçalo. Este ano, as ações deverão ser desenvolvidas em mais 40 escolas.

Para potencializar o alcance da série, também foram distribuídos mil DVDs para instituições e órgãos que trabalham no enfrentamento e na proteção das vítimas. Na avaliação de Marisa Vassimon, a série tem apresentado boa repercussão devido às parcerias e por ter passado antes por uma longa pesquisa de como abordar o delicado tema com sensibilidade, sem revitimizar quem vivencia o problema.

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