Seminário Nacional debate os direitos sexuais da criança e adolescentes no contexto das novas tecnologias

No Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio, o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes (CNEVSCA) realizou em Brasília o Seminário Nacional com o tema “A Promoção e Proteção dos Direitos Sexuais de Crianças e Adolescentes, no contexto das Novas Tecnologias de Comunicação e Informação e os desafios para o Enfrentamento da Violência Sexual, na perspectiva dos Direitos Humanos”. O evento foi o resultado da parceria da organização com a Secretária de Direitos Humanos (SDH), a Unicef e a Childhood Brasil.

Durante a cerimônia de abertura, diversas pessoas que se destacam na defesa dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes participaram da solenidade de entrega da 6ª Edição do Prêmio Neide Castanha. A iniciativa reconhece publicamente pessoas e instituições que se destacam na defesa dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, em especial dos Direitos Sexuais.

O evento seguiu com debates em três mesas com os temas Novos Cenários das Violências Sexuais contra Crianças e Adolescentes no contexto das Novas Tecnologias de Comunicação e InformaçãoA garantia dos Direitos Sexuais de Crianças e Adolescentes e a Prevenção às Violências e As Ações de Promoção dos Direitos Sexuais de Crianças e Adolescentes e a Prevenção às Violências frente às novas tecnologias – Avanços e Desafios, que buscaram entender a relação entre as novas tecnologias e a violência sexual. Segundo Karina Figueiredo, do CNEVSCA, “A ideia foi criar um espaço para discutir as novas tecnologias: quais são e como elas tem propiciado e potencializado as possíveis atuações de violência sexual”.

Artigos relacionados