Para quem busca informações e orientações para garantir segurança na internet para crianças e adolescentes, a cartilha “Navegar com Segurança” da Childhood oferece um panorama amplo do assunto.
O material foi pensado para pais, responsáveis, cuidadores e educadores. Além de oferecer orientação, a pesquisa também reúne dados de referência sobre os perigos da internet em seus diversos âmbitos, com enfoque na violência sexual.
Pensando em dialogar com realidades variadas, incluímos na cartilha casos reais de indivíduos jovens que viveram diferentes impactos no meio digital, ilustrando a dimensão do tema.
Agora em versão 100% digital com opção para download em formato PDF e compartilhamento em várias mídias, a cartilha da Childhood é dividida em 5 grandes temas, ou “ilhas”:
Na ILHA 1 – “Sociedade e digitalização”, trazemos os desafios de uma sociedade cada vez mais digital: o tempo conectado, as formas de conexão e por que a experiência online é diferente para os nativos digitais, ou seja, aqueles que já nasceram na era da internet.
Na ILHA 2 – “Cotidiano e Tecnologia”, fazemos a discussão: se a internet veio para ficar, o que precisamos saber para organizar o espaço que ela ocupa no nosso dia a dia?
Na ILHA 3 – “Perigos, riscos e danos”, informamos sobre atitudes preventivas para proteger crianças e adolescentes de ameaças que ultrapassam o ambiente virtual.
Na ILHA 4 – “Sexualidade e Violências”, você saberá sobre diferentes formas de violências sexuais online, para que possa acompanhar e orientar indivíduos jovens. As informações são para prevenir que eles cometam crimes, ou que sejam vítimas de violência sexual na internet.
E na ILHA 5 – “Mediação Parental”, você encontrará ferramentas para pais, mães e responsáveis contribuírem com a navegação segura, ética e respeitosa de crianças e adolescentes na internet. Lembrando que o problema não está na tecnologia, mas sim no uso que fazemos dela.
Conversar sobre o uso das tecnologias com crianças e adolescentes é mais importante do que impor proibições rígidas. Assim como todo processo educativo, há limites que precisam ser definidos e que devem estar claros.
Pais e responsáveis devem ficar atentos se o tempo dedicado às atividades online se sobrepõe ao offline. E ficar em alerta se crianças e adolescentes passarem a agir como se estivessem escondendo algo, como fechar um aplicativo quando um adulto se aproxima.
Entendemos que dicas gerais de navegação segura podem ser aproveitadas por pessoas de todas as idades, incluindo crianças e adolescentes. Confira formas de orientar indivíduos jovens, e também de proteger a si:
Sempre que souber ou presenciar alguma violência ou violação de direitos humanos, denuncie aos órgãos competentes!
Se existir suspeita de casos de violências, disque 100 ou mande Whatsapp para (61) 99656-5008 – a denúncia é gratuita e pode ser anônima. Se for um caso de violência on-line, a denúncia pode ser feita pelo Denuncie da Safernet.