Saiba o que pode contribuir para a boa avaliação de um projeto social
Jane Davidson, autora do livro Evaluation Methodology Basics: The Nuts and Bolts of Sound Evaluation, foi uma das convidadas do Seminário “A Relevância da avaliação para o Investimento Social Privado”, promovido pela Fundação Itaú Social e a Fundação Roberto Marinho, em parceria com a Move – Avaliação e Estratégia em Desenvolvimento Social e a Fundação Santillana no dia 4 de julho. O objetivo do seminário foi reunir especialistas para discutir a utilidade e relevância da avaliação de projetos sociais.
Com uma abordagem prática, Jane Davidson, que é doutora em psicologia de organizacional, elencou os fatores essenciais para uma avaliação efetiva de resultados. Para ela, é preciso partir das perguntas certas, formuladas por meio de uma análise de contexto. Só então, é possível elaborar quais os indicadores e os critérios que serão a base para a avaliação. “Não se trata do que podemos MEDIR e sim o que precisamos SABER”.
Este processo deve exigir um esforço conjunto para encontrar as respostas certas: “é preciso abraçar a ideia de que fazer uma boa avaliação é confuso e bagunçado”.
A importância de avaliações periódicas está alinhada à gestão do Programa Sementeiros, da Childhood Brasil, que tem como objetivo oferecer suporte técnico e financeiro a organizações sociais, para a formação de uma rede de experiências e ações contra todas as formas de violência sexual. O Programa Sementeiros também sistematiza e dissemina metodologias de projetos que podem ser replicadas em outras regiões. “Apesar de terem impacto local, os projetos sementeiros podem germinar em outras regiões devido a suas metodologias inovadoras de intervenção”, explica Itamar Gonçalves, gerente de Programas da Childhood Brasil. Por esse caráter expansivo, são chamados de “sementeiros”.
Confira algumas dicas de Jane Davidson:
Elementos-chave para uma avaliação consistente:
– ter um propósito claro a respeito do que é preciso saber
– envolvimento de uma equipe multidisciplinar
– perguntas-macro que norteiem cada passo da avaliação
– relatórios sucintos e objetivos que facilitem o entendimento do leitor
– formulação de ideias que levam à ação
Perguntas que podem ajudar a nortear uma reavaliação:
– qual a importância dos resultados alcançados?
– o projeto alinhou-se ao investimento e esforços colocados?
– o projeto continua sendo necessário?
– onde e para quem o programa funciona melhor?
Conheça alguns dos projetos Sementeiros:
http://www.childhood.org.br/conhecimento-dos-direitos-da-infancia-e-chave-para-processos-pedagogicos