Saiba como você pode pautar a nova agenda global pós-2015

Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio traçados até 2015 são apenas o início dos esforços realizados rumo a um mundo mais justo e igualitário. Uma nova agenda global já tem sido preparada pelas Nações Unidas para depois de 2015. Para isso, a ONU está realizando em todo mundo uma pesquisa mundial, com o apoio de governos, sociedade civil e outros parceiros, chamada My World.

A proposta é a participação global que, por sua vez, tenha capacidade de emitir sua opinião sobre os assuntos que devem ser tratados como prioridades pela agenda pós-2015 na construção de um mundo melhor. Dos 16 temas apresentados, o participante pode eleger os seis que considera mais importantes.

Consultas presenciais também têm sido realizadas pelas agências da ONU, lideradas pelo PNUD. Segundo Juliana Wenceslau, oficial de monitoramento e avaliação do PNUD Brasil, já foram realizadas 19 consultas presenciais: 5 regionais e 14 com grupos vulneráveis. No total, 1.080 pessoas participaram. Além disso, foram enviados 38 mil questionários para organizações da sociedade civil.

No ranking de participação online, o Brasil está em terceiro lugar com 14.187 votos. De acordo com os resultados parciais, as prioridades dos brasileiros são:

    • educação de qualidade

 

    • governo honesto e atuante

 

    • melhoria dos serviços de saúde

 

    • proteção a florestas, rios e oceanos

 

    • proteção contra o crime e a violência

 

    • acesso à água e ao saneamento

Quem quiser participar com sua opinião, basta acessar aqui.  A pesquisa está disponível também em Português.

Artigos relacionados