Safernet leva cursos gratuitos sobre o uso responsável da internet a 12 cidades do Brasil

As oportunidades e os riscos na internet são alguns dos assuntos abordados no curso “Promovendo a proteção aos direitos das crianças e adolescentes no Ciberespaço”, promovido até o final de maio, pela Safernet, com apoio da Secretaria de Direitos Humanos, em 12 cidades do País. O curso é voltado para profissionais da educação e do sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente. A iniciativa tem o objetivo de sensibilizar educadores, agentes de proteção, conselheiros tutelares e de direitos sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação forma ética e segura e oferece ferramentas para multiplicarem essas informações para a comunidade.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da  Safernet . Os cursos têm duração de um dia, das 9h às 18 horas. Os participantes receberão certificados e kits pedagógicos produzidos pela Safernet, com dicas e materiais.

Outros temas discutidos serão: o potencial da internet no Brasil e no mundo; a dimensão política da internet e cybercidadania; invasão e roubo de dados; cyberbullyingsexting; a questão da dependência; campanhas de prevenção; dentre outros.

As oficinas já passaram por Salvador (BA), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Recife (PE) e João Pessoa (PB). As próximas estão previstas para: Campinas (SP) – 02/05; Osasco (SP) – 03/05; Natal (RN) – 09/05; Manaus (AM) – 23/05; Belém (PA) – 24/05; Fortaleza (CE) – 30/05; e Brasília (DF) – 31/05. As datas poderão sofrer alterações e consultadas no site.

Parceria de longa data

Childhood Brasil é parceira da Safernet desde 2007, com o apoio à Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos. As duas instituições atuam em conjunto na área da educação, tendo realizado oficinas para profissionais da rede de ensino e àqueles que trabalham em defesa dos direitos da criança e do adolescente, com o desenvolvimento de materiais pedagógicos.

Em 2011, realizaram o primeiro concurso InterNética com o objetivo de estimular educadores e alunos a criarem desenhos, vídeos e animações com dicas sobre uso responsável da web e demais tecnologias da informação e comunicação.

Dentre as atividades para este ano, está o desenvolvimento de vídeo-aulas online; capacitações para o projeto de inclusão de jovens em Pernambuco; a remodelação do site de prevenção da Safernet com novos materiais educativos; dentre outras.

Artigos relacionados