Reportagem sobre impacto do Mundial para moradores das cidades-sede no Nordeste é vencedora do VII Concurso Tim Lopes

A série de reportagem multimídia da jornalista Mellyna Andrea Reis dos Santos, “Além da Copa”, do Portal NE10, venceu a categoria “Mídia Online, Alternativa e Comunitária”. O hotsite apresenta vídeos e áudios sobre quatro estados que recebem os jogos do Mundial de 2014: Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco.

A proposta da reportagem era mostrar as oportunidades do esporte na vida de crianças e adolescentes das cidades-sede do Mundial no Nordeste do Brasil. Porém, a percepção da jornalista foi que a vontade política e os recursos públicos para construir arenas não têm a mesma proporção para assegurar um direito previsto na Constituição Federal.

Um vídeo sobre Salvador apresenta atletas e comunidades que ficaram órfãos de equipamentos esportivos. O Estado passou a ser o único brasileiro sem uma piscina olímpica, além do fim do Balbino, principal estádio de Salvador até então, e uma casa de boxe.

Já no Ceará, o vídeo mostra que os investimentos do megaevento futebolístico não alcançam a periferia de Fortaleza. Em Pernambuco, falta de incentivo e centros de treinamento são os adversários de esportistas do Recife e, no Rio Grande do Norte, o Projeto Fraldinha luta para transformar crianças em craques do esporte, mesmo sem apoio.

Além dos vídeos, a série “Além da Copa” também utiliza áudios como reportagens.

Para conferir o projeto na íntegra, acesse: http://especiais.ne10.uol.com.br/alem-da-copa/

 Sobre o Concurso

O Concurso Tim Lopes de Jornalismo Investigativo é uma realização da ANDI – Comunicação e Direitos, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Childhood Brasil, com o apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT), da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).

Entre trinta finalistas, o Júri do VII Concurso Tim Lopes de Jornalismo Investigativo escolheu seis propostas de reportagem vencedoras e uma menção honrosa na categoria “Especial” na edição deste ano do prêmio.

Artigos relacionados