Rádio Margarida e Rádio Unama estréiam programa Estação de Direitos sobre proteção da infância no Pará
Com uma hora de duração, a rádio traz entrevistas ao vivo com especialistas em assuntos sobre a defesa dos direitos de crianças e adolescentes, como o abuso e a exploração sexual, além de transmitir radionovelas, spots e músicas produzidas pela Rádio Margarida. “Queremos usar a linguagem lúdica, já característica da Rádio Margarida, para tratarmos de assuntos mais complicados e promovermos a cultura de promoção dos direitos humanos”, diz a diretora do programa, Lucina Kellen.
O primeiro debate, realizado em abril, contou com a participação da psicóloga do centro Pró-Paz, Ana Julia Goes e da presidente do Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças, Alessandra Cordovil. Segundo dados do Pró-Paz, o centro de atendimento a vítimas do Norte e Nordeste, somente nos primeiros meses de 2011 já foram registrados 246 casos de violência sexual na unidade, com crianças e adolescentes de 2 a 14 anos.
O programa Estação Direitos tem o objetivo de fortalecer o Comitê de Enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes (CEVESCA), com apoio da Secretária Especial de Direitos Humanos (SEDH) e o patrocínio da Petrobras.
Sobre a Rádio Margarida
Criada há 20 anos, no Belém do Pará, a ONG Rádio Margarida tem o objetivo de divulgar e lutar pela garantia dos direitos de crianças e adolescentes, por meio de arte, cultura e educação para a melhoria da qualidade de vida na Amazônia. O projeto, com apoio da Childhood, desenvolve materiais como vídeos, músicas, radionovelas educativas, spots de rádio, aulas e guias para campanhas contra a violência sexual infantojuvenil, entre outros temas.