Quais os impactos da conexão digital em nossas vidas?
Essa questão é discutida no livro “Vivendo esse mundo digital – impactos na saúde, na educação e nos comportamentos sociais”, lançado recentemente pela Editora Artmed. A publicação apresenta uma série de artigos de profissionais de áreas como ética, segurança, saúde e educação, que avaliam os impactos que a crescente conexão com o mundo digital tem exercido na vida das pessoas.
A Childhood Brasil traz um artigo na publicação, apresentando um balanço de sua experiência de seis anos com a cartilha “Navegar com Segurança – por uma infância conectada e livre da violência sexual”, que está em sua terceira edição. A cartilha traz dicas simples e informações objetivas e práticas para que os adultos assumam a responsabilidade de prevenir os riscos da violência sexual envolvendo suas crianças por meio da internet.
Para Erika Kobayashi, coordenadora de programas da Childhood Brasil e uma das autoras do artigo, junto com Anna Flora Werneck, também coordenadora de programas e Leticia Born, analista de programas, a experiência com a cartilha possibilitou à instituição não só a atualização do olhar sobre o tema, mas também o estabelecimento do diálogo com outros setores.
“De 2006 a 2012 foram distribuídas mais de um milhão de cartilhas para diversas associações que responderam reativamente à questão da necessidade de navegar com segurança. E, como a cartilha é um material facilmente assimilável, qualquer pessoa pode se apropriar do conteúdo”, diz Erika.
O livro pode ser encontrado nas livrarias ou solicitado pelo site da editora Artmed.