Proteção de crianças e adolescentes em grandes obras é tema de encontro em Brasília
A Childhood Brasil participou da primeira reunião da Agenda de Convergência Grandes Obras e Empreendimentos, que tem como objetivo alinhar propostas voltadas ao enfrentamento das violações dos direitos de crianças e adolescentes no âmbito das grandes obras que estão sendo realizadas no país para a Copa do Mundo.
O encontro foi realizado em Brasília, em agosto, com representantes de empresas e da sociedade civil, a convite da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH-PR). Um grupo de trabalho foi instituído e metodologias foram discutidas, além de um cronograma para as ações.
A reunião foi resultado de uma articulação da Childhood Brasil, que em 2011 realizou uma oficina nacional sobre o tema com a participação de várias instituições. A publicação Exploração Sexual e Grandes Obras, fruto da oficina, foi levada ao governo com a proposta de construção de uma Agenda de Convergência voltada para esses grandes empreendimentos. Para acessar a publicação basta clicar aqui.
Ao falar sobre a importância da Agenda de Convergência, Itamar Batista, gerente de Programas da Childhood Brasil, ressalta que o trabalho em parceria com governos, organizações e empresas que atuam nessas obras, não só possibilitará a criação de um espaço interssetorial para a construção de um plano comum de ações voltadas para a proteção à infância, mas também “otimizará recursos