Projetos liderados por jovens visam proteger os direitos de crianças e adolescentes durante o Mundial de Futebol.
Como parte de sua atuação para prevenir e enfrentar a exploração sexual de crianças e adolescentes durante o Mundial de Futebol que começa em junho, a Childhood Brasil lançou, em 2013, o edital Proteção de crianças e adolescentes durante a Copa do Mundo 2014. Nossa crença é a de que, para consolidar ações de proteção dos direitos de crianças e adolescentes, é fundamental investir no protagonismo de jovens atores.
Em parceria com a OAK Foundation, lançamos o edital e selecionamos nove projetos localizados em regiões metropolitanas das cidades-sedes dos jogos. Se candidataram jovens vinculados a organizações da sociedade civil, as quais ficaram responsáveis pela gestão dos projetos aprovados.
Depois da seleção dos projetos, os jovens viajaram para São Paulo e participaram de um workshop de capacitação, que teve os seguintes eixos temáticos:
-
- Empoderamento de jovens;
-
- Enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes;
-
- Comunicação;
-
- Gestão de Projetos
Veja abaixo um vídeo sobre o Workshop:
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=PoLbcCR-zho
Clique aqui para conhecer os nove projetos aprovados.
A partir desse mês, publicaremos uma matéria sobre cada um dos projetos. São textos produzidos pelos adolescentes do Projeto Conexão Copa, da organização Ciranda – uma das 9 selecionadas através desse edital.
Abriremos o espaço do blog para que eles escrevam sobre eles, para eles e do jeito deles, com entusiasmo e alegria por acreditar que ninguém melhor que os próprios jovens para falar sobre seus projetos.