Projeto Tecendo a Rede capacita profissionais de saúde e educação no Pará

Localizado na fronteira com o estado do Amazonas, Juruti é conhecida como cidade tribal no Pará, porque começou como uma aldeia e mantém ainda hoje influência indígena marcante. Boa parte da população está na área rural e têm carência de escolaridade e saneamento básico. Criado em 2007, o Projeto Tecendo a Rede, da Childhood Brasil em parceria com a Alcoa, desenvolve ações para ajudar a transformar a realidade da região. O trabalho une entidades, empresas e governo para combater a exploração sexual infantojuvenil na região e oferece mais oportunidades para ajudar jovens e famílias em situação de risco.

São realizados seminários, cursos, debates e atividades para sensibilizar e capacitar os profissionais das áreas de Saúde e Educação que atuam com crianças e adolescentes (funcionários das Secretarias Municipais da Saúde, Assistência Social, Educação, conselheiros tutelares e de direitos e educadores de ONG). Há também o desenvolvimento de um trabalho contínuo com a equipe das empresas locais, como a Alcoa Mina de Juruti.

O Projeto foi reforçado com a assinatura, em 2010, do Plano Municipal de Enfrentamento à Violência Doméstica e Sexual Contra Crianças e Adolescentes de Juruti, resultado de seminário realizado para elaborar o programa. O documento do plano traça as diretrizes para a política de proteção da infância contra o fenômeno da violência doméstica e sexual e teve construção coletiva, contando com a participação de 185 pessoas, entre representantes comunitários e adolescentes.

Em 2011, cerca de 40 profissionais das secretarias municipais desenvolveram uma campanha em defesa dos jovens. A idéia começou durante oficina realizada pela Childhood com a Alcoa e a ONG Rádio Margarida, do Pará. “Temos promovido momentos de discussão e debate com os adolescentes de Juruti sobre o assunto e temas relacionados (como sexualidade), visando fomentar a participação dos jovens e a prevenção da violência”, conta a psicóloga Jaqueline Magalhães, consultora da Childhood Brasil. “Estamos desenvolvendo também materiais para uma campanha educativa junto da comunidade, e atividades para formação de multiplicadores”, conta.

Tecendo a Rede de Juruti foi idealizado a partir do modelo do programa Refazendo Laços, iniciativa pioneira da Childhood para fortalecer a rede de proteção infantojuvenil em São José dos Campos, São Paulo. O programa, criado em 2005, capacitou profissionais para atender e encaminhar casos de violência doméstica e sexual contra crianças e adolescentes.

Artigos relacionados