Projeto Laços de Proteção treina educadores no combate à violência sexual em Pernambuco
Cerca de 500 profissionais da área de educação e do sistema de garantia de direitos (conselheiros tutelares e outros), de sete cidades do litoral sul de Pernambuco, participam pela primeira vez de curso de capacitação do Projeto Laços de Proteção para trabalhar na prevenção e no acompanhamento de casos de violência sexual infantojuvenil. A Ação faz parte do Programa Pernambuco de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, desenvolvido pela Childhood Brasil em parceria com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – CEDCA e a PLAN Internacional e Brasil.
O programa foi lançado em março com o seminário “Os Desafios da Escola e do Sistema de Garantia de Direitos no Enfrentamento à Violência Doméstica e Sexual Contra Crianças e Adolescentes” e terá duração de três meses. Os profissionais das cidades de Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Sirinhaem, Rio Formoso, Tamandaré, Barreiros e São José da Coroa Grande serão preparados para desempenhar papel estratégico de proteger as crianças e adolescentes e notificar as situações identificadas. Os participantes receberão noções jurídicas e metodológicas sobre violência doméstica e sexual.
O projeto não envolve apenas o curso, porque os profissionais irão se tornar multiplicadores de informações em suas escolas e continuarão a ser acompanhados durante três anos, trazendo suas experiências para a realização de uma pesquisa sobre o assunto.
Segundo a consultora do Programa Pernambuco de Enfrentamento da Violência Sexual, Ane Almeida, antes da criação do curso, foi detectado que hoje ainda há muitos profissionais que têm medo de represálias e acreditam que o sistema de garantias não está capacitado para receber as demandas. “No litoral pernambucano está havendo um crescimento desordenado com a instalação de novas fábricas, refinarias e estaleiros e precisamos ter ações para proteger as crianças e adolescentes que se tornam mais vulneráveis”, afirma Ane Almeida. “Com o mapeamento dos casos de violência doméstica e sexual e seu encaminhamento, estabelecemos um fluxo interno, integrado ao sistema de garantia de direitos”.
Sobre o Programa Pernambuco de Enfrentamento à Violência Sexual (PPEVS)
Além do Laços de Proteção para formação continuada de profissionais, o Programa Pernambuco de Enfrentamento da Violência Sexual (PPEVS) tem mais cinco projetos em execução, abrangendo 184 municípios: Inclusão de Jovens no Trade Turismo (capacitação de jovens); Código de Conduta no Turismo (capacitação de empresas para prevenção da exploração sexual); Turismo e Proteção à Infância (fortalecimento das políticas públicas); Na Mão Certa (enfrentamento à exploração nas rodovias) e o Centro de Estudos, Pesquisas e atendimento relativos à violência sexual contra crianças e adolescentes – CEPARVS, para estudos, capacitação e atendimento terapêutico.
As principais estratégias do PPEVS são: o fortalecimento da rede de proteção à infância; a mobilização e qualificação do trade turístico para enfrentar a exploração sexual infantojuvenil e a consolidação das ações do Programa em políticas públicas. Por meio do Programa, a Childhood Brasil está aprimorando e disseminando diferentes metodologias.