Projeto Ação Proteção reforça garantia dos direitos da criança e do adolescente contra a violência sexual
“O abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes são muito mais frequentes do que imaginamos”. Assim começa o spot de rádio elaborado para mostrar que o enfrentamento à violência infantojuvenil só é possível por meio de uma rede de proteção com a participação de todos. A mensagem final é “Quanto mais gente enfrenta, mais gente é protegida”.
Em outro comercial, um anjinho com voz doce infantil pergunta para o outro como está o trabalho na Terra e ele responde: “Está difícil, tem muita gente mal-intencionada por aí…”, e termina dizendo que todo mundo pode ajudar.
Ambos os spots, além de filmes de TV, painéis rodoviários e outras peças impressas, fazem parte da campanha do Projeto Ação Proteção, uma iniciativa da Fundação Telefônica em parceria com a Childhood Brasil e o Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor, da FEA/USP (CEATS/FIA). O objetivo é articular, sensibilizar e capacitar os diferentes atores do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente contra a violência sexual. A campanha será veiculada em trinta municípios do Estado de São Paulo, mas pode ser vista também no hotsite do Projeto Ação Proteção.
A proposta do site é trazer dicas, notícias e links de importantes instituições voltadas ao tema.
“A violência sexual contra crianças e adolescentes é uma grave violação dos direitos humanos. Trata-se de um fenômeno complexo e multifacetado, que ocorre em todo o mundo e está ligado a fatores culturais, sociais e econômicos. No Brasil, atinge milhares de meninos e meninas cotidianamente. As experiências de enfrentamento à violência sexual infantojuvenil demonstram que somente o envolvimento de todos os atores sociais é capaz de produzir resultados positivos na prevenção e no atendimento a crianças e adolescentes. Nós da Childhood Brasil temos a firme convicção de que, por meio do trinômio informação-educação-prevenção, conseguiremos empreender ações mais propositivas e eficazes de intervenção, passando pelo fortalecimento de redes de proteção. O Projeto Ação Proteção tem como objetivo a promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente e para nós é um prazer integrar essa rede e contrubuir para o seu fortalecimento”, diz Ana Maria Drummond, diretora executiva da Childhood Brasil.
O projeto Ação Proteção complementa o programa Pró-Menino da Fundação Telefônica, que atua no combate ao trabalho infantil e promove medidas sócio-educativas para jovens que cometeram infrações.