Programa Raízes Locais estimula convívio familiar e comunitário no Rio
Cerca de 3700 crianças e adolescentes vivem nas ruas no Rio de Janeiro, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). A Baixada Fluminense é o principal local onde estes garotos se concentram, mesmo tendo pai ou mãe, devido a conflitos e violência dentro de casa. Visando transformar esta realidade, foi criado o Programa Raízes Locais, da ONG Associação Brasileira Terra dos Homens, com apoio da Childhood Brasil.
“Hoje em dia, com muita facilidade, se tira a criança do contexto familiar e não se acredita na possibilidade da família, mas muitas vezes esta família não recebeu condições para exercer esta educação com a proteção necessária”, afirmou Cláudia Cabral, diretora da Terra dos Homens, em matéria veiculada pelo Jornal do Futura.
“Vivendo nas ruas, meninos e meninas ficam a mercê de diferentes violações de direitos e podem se envolver inclusive em situações como a exploração sexual”, diz Anna Flora Werneck, Coordenadora de Programas da Childhood Brasil. “O Programa Raízes Locais é uma referencia de como é possível atuar preventivamente junto às famílias”, complementa.
O projeto trabalha principalmente com crianças e adolescentes da comunidade Mangueirinha, em Duque de Caxias, na Baixada. Junto de suas famílias, os meninos participam de atividades que fortaleçam os vínculos e desenvolvam habilidades pessoais, por meio de oficinas, e novas formas de geração de renda. Quando necessário eles também recebem atendimento psicossocial.
Curso para profissionais da área
A Terra dos Homens está com inscrições abertas para um curso de capacitação voltado a profissionais que trabalham com famílias no Rio de Janeiro, como dirigentes de abrigos, psicólogos, assistentes sociais, educadores, conselheiros tutelares e outros. Serão 80 horas de capacitação, no período de 15 de março a 6 de dezembro de 2012. Intitulado Trabalho Social com Famílias no Rio, o curso objetiva é melhorar o sistema de atendimento prestado e fortalecer a rede de proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente. Para mais informações, acesse www.terradoshomens.org.br.