Programa Na Mão Certa leva modelo de enfrentamento à exploração sexual nas rodovias para outros países e planeja ações para os próximos anos
Apresentar a experiência do Programa na Mão Certa no enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas para países da América do Sul é uma das metas da Childhood Brasil para os próximos anos. Em 2009 a organização realizou pesquisas junto a motoristas de caminhão da Argentina, tendo constatado que esta grave violação de direitos também é recorrente naquele país. Foram levantados os principais fatores que motivam a incidência do problema e a legislação vigente sobre o tema.
“Com apoio da Arcor e de outras empresas signatárias do Na Mão Certa, pretendemos apresentar o Programa a potenciais parceiros na Argentina e verificar se é viável executar um projeto piloto desta experiência lá”, diz a coordenadora responsável, Rosana Junqueira. “Se a viabilidade for confirmada, estudaremos que organização poderá assumir a execução local do projeto, pois não está no escopo da Childhood Brasil ampliar sua atuação para outros países”, completa.
Este é apenas uma das ações traçadas pelo Comitê de Gestão Participativa do Na Mão Certa, composto por 30 empresas signatárias do Pacto Empresarial do Programa. Para desenvolver o plano de estratégico para 2010/2015, as empresas organizaram-se em sete núcleos, dos quais quatro temáticos (Gestão de Pontos Vulneráveis; Expansão América do Sul; Prevenção e Proteção e Educação Continuada) e três setoriais (Indústrias e Embarcadores; Transporte, Logística e Distribuição; e Concessão de Rodovias).O grupo teve o apoio de consultores do Programa Na Mão Certa, da Coordenação de Programas da Childhood Brasil, do Instituto Ethos e da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
A última versão do planejamento foi discutida e aprovada na reunião do grupo emdezembro de 2010. “Nosso objetivo nos próximos cinco anos é desenvolver ações que auxiliem as empresas a se qualificarem para implementar estratégias de mobilização, educação dos motoristas e do publico interno”, afirma Rosana.
O Na Mão Certa conquistou muitas vitórias desde sua criação, há cinco anos, como, por exemplo, o aumento gradativo de capacitações no Ciclo de Workshops Regionais e nas oficinas realizadas nas empresas. Em 2010, foram 538 profissionais das empresas signatárias capacitados para implantar o Programa e atuar como multiplicadores da causa junto a caminhoneiros. Outra conquista é que o tema, antes considerado tabu, hoje está na agenda dos três setores, na mídia e nas redes sociais. Além disso, em apenas um ano, o número de empresas participantes cresceu 32%, passando de 640 para 846. No entanto, ainda há muitos desafios a serem superados.