Programa do Canal Futura em parceria com a Childhood Brasil recebe prêmio
Quem nunca assistiu à série de programas de televisão “Que exploração é essa?” não consegue imaginar como é possível falar de um assunto tão sério e delicado como a exploração sexual de crianças e adolescentes, utilizando bonecos alegres e coloridos que chamam a atenção de crianças e adultos. O Canal Futura em parceria com a Childhood Brasil venceu o desafio e conquistou o Prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos, na categoria Boas Práticas, concedido pelo Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual de Crianças e Adolescentes. A premiação, que leva o nome da ativista e fundadora do Centro de Referência, Estudos e Ações sobre Crianças e Adolescentes (Cecria), falecida no ano passado – homenageia pessoas e instituições que tenham se destacado no enfrentamento do abuso e da exploração sexual na infância e juventude.
A série de cinco episódios de sete minutos conta as histórias vividas por um caminhoneiro ao lado de seu filho ao percorrer as estradas brasileiras. A dupla encontra diversas situações de exploração sexual infantojuvenil; abuso de poder, pedofilia na internet e aliciamento de menores e precisa saber como agir.
Antes da elaboração do audiovisual, foram realizadas várias pesquisas e fóruns temáticos com mais de 50 instituições ligadas às redes de proteção até chegar na melhor forma para abordar o tema. O projeto, em curso desde 2007, envolveu leituras dramatizadas dos roteiros com jovens vítimas e educadores, em São Paulo e Pernambuco, com a preocupação de utilizar uma linguagem não-vitimizante. A trama utiliza a técnica de manipulação de bonecos e é intercalada com depoimentos de especialistas, para sensibilizar a sociedade.
O programa resultou em um DVD com um guia que serve de material para mobilização em escolas e comunidades. O projeto já foi implementado em mais de 500 organizações entre 2009 e 2010 e continua em andamento. Em Pernambuco, beneficiou oito escolas com a formação de professores, gestores e alunos. No Rio de Janeiro, o trabalho é realizado com mais de 130 profissionais das redes locais de proteção aos direitos da infância e juventude das cidades de Niterói, São Gonçalo e Arraial do Cabo.
O “Que exploração é essa?” estreou em 2009, mas ainda pode ser visto nos intervalos da programação do Canal Futura ou no site: www.queexploracaoeessa.org.br, no qual é possível também ajudar a divulgar a causa clicando na sessão Faça a sua Parte, para incorporar um dos banners do projeto ao seu site ou blog.
A entrega do prêmio ao Canal Futura será realizada em Brasília, no 18 de maio, durante comemoração do Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.