Pesquisa inédita revela a insegurança de crianças e adolescentes na cidade de São Paulo

A pesquisa IRBEM Criança e Adolescente mostra que 61% de crianças e adolescentes de São Paulo têm medo de “assalto e roubo”. Para esse levantamento, foram entrevistados 805 crianças e adolescentes, de 10 a 17 anos, a partir de uma iniciativa do Grupo de Trabalho (GT) Criança e Adolescente da Rede “Nossa São Paulo”, em parceria com o IBOPE Inteligência, e com o apoio do Instituto Alana e do Instituto C&A.

Segundo a pesquisa IRBEM Criança e Adolescente, entre 13 áreas relacionadas à qualidade de vida em São Paulo, o item “segurança e proteção” é que recebeu a pior avaliação (com uma nota média de 5,1) por crianças e adolescentes.

Nesse contexto, 61% dos entrevistados revelaram ter medo de “assalto e roubo”. Entre três opções, eles indicaram como causas do sentimento de insegurança a “violência em geral” (56% das citações) e o “tráfico de drogas” (33%).

Outros itens citados pelas crianças e adolescentes de São Paulo foram o “medo de sair à noite” (21%), e “medo da polícia” (20%). O receio dos pesquisados em relação à “polícia” aparece também em outro dado do levantamento. Ao avaliar “o modo como pessoas são tratadas pelos policiais”, os entrevistados atribuíram nota média de 4,3, a pior na área de “segurança e proteção”.

Para conhecer todo o conteúdo da pesquisa, acesse: http://goo.gl/Ht2DME

Artigos relacionados