Oscar: 5 filmes que trouxeram o debate sobre abuso sexual contra crianças e adolescentes para a premiação

O cinema tem um impacto de comunicação muito grande – e suas obras são capazes de ultrapassar os limites do entretenimento e incentivar, de forma leve e eficaz, debates importantíssimos sobre a realidade que vivemos.

Com a proximidade da 90ª cerimônia do Oscar, que acontece no próximo fim de semana, a Childhood Brasil separou cinco obras que já concorreram anteriormente, aclamadas pela crítica da premiação, e abordaram a temática da violência sexual contra crianças e adolescentes.

Confira a lista:

Spotlight – Segredos Revelados

Vencedor do Oscar de Melhor Filme em 2016, o filme aborda uma profunda investigação jornalística sobre crimes de abuso sexual de crianças e adolescentes cometidos por padres. Baseada em fatos reais, a obra mescla depoimentos de vítimas e um extenso levantamento de informações a respeito de julgamentos e até mesmo ocultações realizadas a favor da Igreja Católica. Assista ao trailer aqui.

Moonlight – Sob a Luz do Luar

A obra é sobre momentos distintos da vida do protagonista Chiron, um jovem negro morador de uma comunidade pobre de Miami: o bullying na infância, o abuso sexual, a crise de identidade da adolescência e seu crescimento em meio ao tráfico de drogas. O longa-metragem venceu, em 2017, nas categorias Melhor filmeMelhor Roteiro AdaptadoMelhor Ator Coadjuvante e Melhor Atriz Coadjuvante. Assista ao trailer aqui.

O Quarto de Jack

Com traços da famosa história de Natascha Kampusch, o filme conta a trajetória de uma mulher que é sequestrada ainda adolescente e acaba tendo que criar seu filho, fruto do relacionamento com o seu sequestrador, dentro do cativeiro. Um dos pontos mais sensíveis da narrativa é o fato de o menino, chamado Jack, presenciar os momentos em que sua mãe é violentada sexualmente por seu pai. Na premiação de 2016, o longa levou a estatueta de Melhor Atriz pela atuação de Brie Larson. Assista ao trailer aqui.

Preciosa – Uma História de Esperança

Vencedor nas categorias Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Atriz Coadjuvante, o filme gira em torno da vida de Claireece “Preciosa” Jones, uma adolescente norte-americana que engravidou e contraiu HIV após ser vítima de abusos sexuais cometidos por seu pai. Considerado chocante, o roteiro traz uma realidade dura e chama atenção para um tipo de violência física e psicológica que acontece dentro dos lares de crianças e adolescentes. Assista ao trailer aqui.

Dúvida

Estrelado por grandes nomes como Meryl Streep, Amy Adams e Philip Seymour Hoffman, o longa retrata a questão dos casos de abuso sexual de crianças e adolescentes relacionados com padres da Igreja Católica de forma sutil e metafórica. Em 2009, foi indicado para as categorias Melhor Roteiro AdaptadoMelhor AtrizMelhor Atriz Coadjuvante e Melhor Ator Coadjuvante. Assista ao trailer aqui.

Assistiu a todos e quer conhecer outros títulos que abordam a temática? Acesse nossa filmografia.

Artigos relacionados