Oito motivos para proteger crianças e adolescentes da exploração sexual durante o Mundial de Futebol.
Ao longo das últimas semanas você acompanhou, aqui pelo blog, uma série de matérias sobre como a Childhood Brasil e seus parceiros estão trabalhando para garantir a proteção dos direitos de crianças e adolescentes durante o Mundial e durante os próximos grandes eventos que estão por vir.
No dia 13 de maio a Childhood Brasil lançou a campanha #BrasilNaDefesaDaInfancia para chamar atenção da sociedade sobre o problema da exploração sexual e pedir que todos estejam atentos e denunciem. Celebridades, ativistas, empresários e governantes se aliaram à causa e passaram a trabalhar para que o Mundial de Futebol deixe um legado positivo também no que diz respeito à garantia dos direitos de crianças e adolescentes.
O maciço deslocamento de turistas brasileiros e estrangeiros, em direção às cidades-sede, requer atenção redobrada. Por isso, o seu olhar atento e a sua participação são fundamentais. Existem várias formas de ajudar. O importante é cada um fazer a sua parte, contribuir para garantir a proteção de direitos e evitar que crianças e adolescentes fiquem vulneráveis às situações de risco. Há poucos dias da estreia do Mundial, apresentamos oito motivos para proteger crianças e adolescentes da exploração sexual.
Lembrando, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) , crianças e adolescentes são prioridade absoluta no Brasil! Protege-las é dever de todos nós. Vamos todos e vamos juntos! #BrasilNaDefesaDaInfancia
Os oito motivos para proteger a infância:
- Porque crianças e adolescentes são seres em desenvolvimento e precisam estar protegidos;
- Porque toda criança tem direito a ser criança;
- Porque crianças e adolescentes não são exploradas sexualmente porque é “bom” ou porque “querem”;
- Porque quando uma criança chega nessa situação é que outros direitos já foram violados, por exemplo, negligência, violência física, psicológica;
- Porque a exploração sexual traz consequências graves como gravidez precoce, doenças sexualmente transmissíveis, tendência a suicídio, evasão escolar;
- Porque esses casos muitas vezes não chegam às autoridades competentes – notificar é fundamental;
- Porque o Brasil não tolera esse tipo de violência tornando a exploração sexual de crianças e adolescentes um crime hediondo.
- Porque está previsto em Lei: é dever de todo mundo proteger crianças e adolescentes;
Essa não é uma lista definitiva e fechada. Mande sua contribuição. Responda a seguinte pergunte: “Qual é o seu motivo para proteger crianças e adolescentes da exploração e abuso sexual?”