O que é o Índice de Sustentabilidade Empresarial?
O Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), criado pela BM&FBovespa em 2005, é uma ferramenta para análise comparativa do desempenho das empresas listadas na BM&FBovespa sob o aspecto da sustentabilidade corporativa, baseada em eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa. Das 37 empresas que integram a carteira atual do ISE, 11 fazem parte do Programa Na Mão Certa. No entanto, qual é a relação direta do ISE com o Programa?
Como avalia Mariana Rinaldi, analista de sustentabilidade da CPFL Energia, trabalhar para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes contribui para uma avaliação positiva da empresa nos critérios estabelecidos pelo ISE. “O ISE reflete os anseios da nossa sociedade, que espera uma atuação cada vez mais responsável das empresas. Por isso, ano a ano, torna-se mais rigoroso, o que, de certa forma, estimula as organizações a aprimorarem e a inovarem suas práticas voltadas à proteção e ao desenvolvimento de crianças e de adolescentes, causa de extrema relevância, especialmente em um país desigual como o Brasil”, diz.
Segundo ela, as empresas que integram o ISE percebem claramente uma percepção favorável do mercado investidor e da sociedade. A Braskem, que está no ISE há oito anos, compartilha dessa opinião. Segundo a assessoria de imprensa da empresa, a permanência da Braskem pela oitavo ano consecutivo no índice reflete o compromisso da companhia com as boas práticas de governança corporativa, responsabilidade social e desenvolvimento sustentável.
Sonia Favaretto, diretora de Sustentabilidade da BM&FBovespa, afirma que a criação e o desenvolvimento do ISE teve um impacto no desenvolvimento da sustentabilidade no Brasil, criando consciência nas empresas listadas, particularmente no que se refere à necessidade da adoção de boas práticas. “De acordo com as empresas listadas que estiveram, estão ou querem fazer parte do índice, o ISE gera um grande impacto. Essas companhias o utilizam como um guia para seleção e implementação de práticas responsáveis e como feedback sobre como alavancar essas práticas. Para algumas, integrar o ISE se tornou um dos maiores objetivos dos esforços de sustentabilidade”.