O ECA ainda não é levado a sério pela população do Brasil | Entrevista Globo Estrada Na Mão Certa
No dia 27 de outubro, o Programa Rádio Globo Estrada Na Mão Certa entrevistou a presidente da Associação Beneficente Santa Fé, Marcia Ventura Dias. Ela falou sobre o trabalho da instituição, nosso dever como cidadãos em proteger a infância e apontou também os graves problemas que a nossa sociedade ainda comete em relação ao ECA, o Estatuto da Criança e Adolescente.
Marcia destacou a importância do estatuto e eu ele ainda não é levado a sério pelas pessoas e o governo, visto por eles como apenas um papel em meio a tantas leis. Promulgado na constituição em 1988, o ECA determina que o direito e proteção integral da criança tem de ser prioridade absoluta do governo e da sociedade brasileira. “Porém, infelizmente, nem a sociedade, nem os governos absorveram o estatuto como uma obrigação de todos. Continuamos engatinhando em relação à proteção de nossas crianças”, lamenta.
De acordo com a presidente da associação, não basta só denunciar, tem de cobrar também. “Quando você faz uma denúncia, é necessário cuidar, também, de todo o processo feito para cuidar da criança. Como fizeram, o que decidiram, onde foi encaminhada, e por aí vai. Assim, protegemos as crianças e cumprimos nosso papel como cidadãos e responsáveis pelo futuro de nosso país.”, afirma.
Por fim, ela explicou como funciona o trabalho da Santa Fé, onde acolhem crianças e adolescentes que tiveram seus direitos violados. Tanto meninas grávidas, quanto jovens em situação de risco nas ruas são acolhidos. Trabalhamos para que eles ou retornem às famílias, ou tenham uma vida autônoma. “A Santa Fé não termina o trabalho dela quando a criança completa 18 anos. Nós permanecemos com o jovem por no mínimo 5 anos, para que saibamos se ele realmente conseguiu ter uma autonomia na sua vida. Todo esse trabalho também consiste em trabalhar a família, harmonizar as relações familiares”, finaliza Marcia.
O programa Globo Estrada apresenta todas as quintas-feiras, às 15h30, o quadro especial Globo Estrada Na Mão Certa, em parceria com a Childhood Brasil. Com três minutos de duração, o quadro tem um tema central seguido de entrevista e dicas de enfrentamento, para que o caminhoneiro possa agir como um agente de proteção dos direitos de crianças e adolescentes.
Ouça o programa completo no site do Programa Na Mão Certa ou clicando aqui.