Na Linha do Gol: comunicação e garantia de direitos
Matéria produzida por Bluu’e Chan, participante do projeto Conexão Copa – desenvolvido pela Ciranda
Em um país onde o futebol é venerado e tido como um símbolo nacional, muitas vezes direitos são negligenciados em detrimento do esporte. Em contexto de Copa do Mundo esse cenário de violações tende a se agravar – ainda mais em se tratando de direitos humanos de crianças e adolescentes.
Sensibilizados com a atual vulnerabilidade dos meninos e meninas soteropolitanos, um grupo de jovens de Salvador (BA) mobilizou-se a entrar em campo para defender os direitos de crianças e adolescentes. O ponta pé inicial foi a elaboração do projeto “Na Linha do Gol”, desenvolvido pela Cipó-Comunicação Interativa e apoiado pela Childhood Brasil.
O projeto tem como objetivo envolver moradores e visitantes da cidade de Salvador por meio de ações de prevenção e erradicação da violência sexual contra crianças e adolescentes. Um dos grandes diferenciais do “Na Linha do Gol” é o uso da comunicação como instrumento de mobilização e de informações qualificadas sobre os integrantes e fluxos do Sistema de Garantia dos Direitos (SGD).
Outro recurso criativo é o uso de um totem audiovisual onde serão exibidos vídeos de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes produzidos pelos participantes do projeto. “Os roteiros foram avaliados e aprovados pelo comitê do Centro de Defesa Criança e Adolescente da Bahia (CEDECA- BA). As crianças e adolescentes participam da produção dos vídeos”, relata Ana Paula Oliveira, coordenadora do projeto. Após a copa o totem audiovisual será doado para o CEDECA-BA, que o utilizará em escolas e eventos sociais.