Mobilizações em todo o país marcam o 18 de Maio

Segundo os dados do Disque 100, de janeiro a abril de 2013, foram registadas 46.111 denúncias de violações de direitos de crianças e adolescentes. Isso representa um aumento de 35% de denúncias em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 12.856 denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes de janeiro a abril deste ano, ou seja, 28% do total das denúncias de violações de direitos.

Dentre os 13 tipos de violações existentes, violência sexual ocupa o 4º lugar no ranking de denúncias e os estados que mais apresentam denúncias de violações de direitos contra crianças e adolescentes no mesmo período foram:

1º São Paulo (6391)

2º Rio de Janeiro (5998)

3º Bahia (4303)

4º Minas Gerais (3563)

5º Rio Grande do Sul (2422)

Esses números foram divulgados na mobilização nacional realizada em Brasília, no último dia 15/05, em homenagem ao dia 18 de Maio. A campanha Faça Bonito, promovida pelo Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, mobilizou este ano três mil municípios em todo o Brasil com ações que incluíram palestras, workshops e caminhadas.

“Foi uma surpresa ter uma mobilização tão grande de municípios. Mas isso mostra que o tema está sendo priorizado e esperamos que a cada ano essa mobilização aumente”, diz Itamar Gonçalves, gerente de programas da Childhood Brasil.

Mas ele ressalta que há grandes desafios para os próximos anos: “ainda é preciso dar mais visibilidade ao assunto, garantir o atendimento às vítimas e responsabilizar os agressores, capacitar as redes de proteção e aumentar a participação do setor privado como um parceiro estratégico”, diz.

Confira algumas mobilizações!

Plano Nacional

No dia 15, durante um grande evento de mobilização do dia 18 de Maio em Brasília, foi lançado pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), o novo Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Prêmio Neide Castanha

Na mesma cerimônia, foram entregue os prêmios para os vencedores da terceira edição do prêmio Neide Castanha. Confira os vencedores aqui.

Mobilizações

Para marcar a semana do 18 de maio, os Jovens Mobilizadores promoveram ações públicas em parceria com a gestão municipal, por meio das Secretarias de Educação e de Assistência Social, Conselhos Tutelares e as escolas públicas. Cerca de 70 jovens de sete municípios do litoral Sul de Pernambuco, que participam dos programas de mobilização e formação profissional, apoiados pela Childhood Brasil em parceria com a Plan Brasil e o Coletivo Mulher Vida, levaram a campanha para suas comunidades e escolas.

Palestras, passeatas e atos públicos marcaram a atuação desses jovens mobilizadores em torno do fortalecimento da campanha e da sensibilização das pessoas sobre o tema nos municípios de Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Barreiros e São José da Coroa Grande.

Outras ações ocorreram em todo o país. Em São Paulo, 40 adolescentes realizaram uma flash mob na Avenida Paulista para alertar sobre o risco de exploração sexual de crianças e adolescentes durante os megaeventos esportivos.

Em Belo Horizonte, mais de cinco mil pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos, participaram de um abraço simbólico ao redor do estádio Mineirão, nesta sexta-feira (17). O evento foi promovido pela Associação Municipal de Assistência Social de BH.

Artigos relacionados