Mais de 150 jovens são formados em gastronomia, hotelaria e turismo no litoral sul de Pernambuco
O dia 11 de setembro passou a ter um significado diferente para 150 jovens pernambucanos. Foi uma noite de realização profissional e pessoal. Estes jovens participaram da Formatura do Curso de Formação Profissional, desenvolvido pelo Projeto Turismo e Proteção à Infância em aliança estratégica da Childhood Brasil e Plan Brasil, em parceria com o Senac de Pernambuco. O Projeto integra o Programa Turismo da Childhood Brasil, que tem como objetivo promover ações intersetoriais de prevenção e enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo por meio da mobilização do trade turístico e consolidação de políticas públicas no setor.
A cerimônia aconteceu no município de Tamandaré, no Centro de Solidariedade Padre Enzo, e reuniu mais 500 pessoas, entre os formandos, familiares e convidados. De acordo com a coordenadora de programas da Childhood Brasil, Gorete Vasconcelos, este foi um momento de realização de um sonho. “A festa de encerramento teve tudo que um jovem deseja em uma formatura: entrada oficial da turma, mesa de abertura, homenagens e fotos com os melhores momentos desta formação, além de uma aluna oradora representado todo o grupo, um coffee-break e uma balada jovem que garantiu a animação”, afirmou.
O Curso de Formação Profissional de Jovens já está em sua terceira etapa e teve uma duração de quatro meses atendendo a 150 jovens de três municípios do litoral sul: São José da Coroa Grande e Sirinhaém (cursos para formar auxiliares de cozinha e garçons) e Tamandaré (para formação de padeiros, confeiteiros e condutores de turismo).
Ainda este ano, 125 jovens já estão em processo de seleção e terão a oportunidade de participar desta formação, também voltada para o litoral sul em Rio Formoso (camareira, monitor ambiental, garçom, padeiro e confeiteiro) e Tamandaré (recepcionista de hotel).
Nos anos anteriores (2010 e 2011), 440 alunos que participaram do Curso de Formação Profissional, envolvendo os municípios de Olinda, Recife, Abreu e Lima, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca. Até o final de 2012 serão mais de 700 jovens formados nas áreas de gastronomia, hotelaria e turismo prontos para entrarem no mercado de trabalho.