Jovens Mobilizadores em ação neste Carnaval
Mais de 70 alunos do litoral sul de Pernambuco vão participar nesta sexta-feira, dia 8, do “Curso de formação participativa para a prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes” com a temática do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O encontro acontece das 9h às 15h, em Olinda, na sede do Coletivo Mulher Vida, e faz parte das iniciativas dos Jovens Mobilizadores, projeto realizado pela Childhood Brasil e Plan Brasil, além do Coletivo Mulher Vida. “Este curso para os Jovens Mobilizadores tem dado bons resultados. Eles têm se destacado enquanto jovens protagonistas atuando na mobilização comunitária sobre a prevenção ao abuso e à exploração sexual e multiplicando essas informações para outros adolescentes e crianças de suas escolas”, diz Gorete Vasconcelos, coordenadora de Programas da Childhood Brasil.
Neste Encontro, os jovens também vão apresentar as ações de sensibilização que realizaram durante as férias. “Todo esforço valeu a pena, nossa ação foi muito produtiva. Acredito que a população que mobilizamos ficou em alerta quanto à exploração sexual de crianças e adolescentes. Pela manhã fizemos uma caminhada de porta em porta entregando panfletos e convidando a população para uma palestra que iria acontecer à tarde. O carro de som nos ajudou muito e fizemos ate um grito de guerra DISQUE 100, DIGA NÃO, DIGA NÃO A EXPLORAÇÃO!“, afirma Daiane Karollyny, uma das jovens, do município de Barreiros
Aproveitando o carnaval, os Jovens Mobilizadores encerram o dia às 16h com a participação no tradicional Bloco das Bruxas realizado pelo Coletivo Mulher Vida há 22 anos. Este ano, o bloco traz a tema “Brinque o Carnaval sem brincar com os direitos de crianças e adolescentes”.
De acordo com Elisângela Raposo, coordenadora do Programa de Formação e Capacitação da organização, a ideia é levar a temática da proteção e prevenção da violência doméstica para as ruas de Olinda em um clima de alegria, mas sem esquecer a garantia de direitos de crianças e adolescentes.
“Apesar de ser um bloco carnavalesco, nós sempre ressaltamos a importância da atuação política. Este ano teremos a participação do público atendido pela instituição, entre eles adolescentes, jovens e mulheres do município de Olinda e também jovens do litoral Sul que há mais de um ano estão participando de um curso de Formação de Jovens Mobilizadores conosco, bem como foliões do carnaval de Olinda”, explica. O Bloco das Bruxas tem uma característica bastante peculiar, que é favorecer a população à consciência de brincar o carnaval com informação e proteção.
Saiba mais sobre o projeto Jovens Mobilizadores.