Jairo Bouer aconselha jovens a refletirem sobre como usam a internet
“Não dá para controlar o inicio da vida sexual dos jovens nem como vão utilizar a internet, mas podemos trabalhar com a prevenção para educá-los a como fazer de uma maneira segura”, disse o apresentador Jairo Bouer, em debate promovido pela Safernet e o Ministério Público Federal.
“Os jovens costumam usar muito a rede para ganhar mais audiência, ter fãs e se diferenciar, mas se esquecem da invasão de privacidade e precisam perceber que algumas situações podem colocá-los em risco”, diz.
Segundo o médico e apresentador, há uma relativização do risco no espaço na internet, mas um registro pode estigmatizar uma pessoa pelo resto da vida, impedindo inclusive de ser contratada no emprego.
Jairo recomenda que o adolescente reflita até que ponto não está usando a web de maneira equivocada, somente para ter popularidade. O apresentador citou um comentário do fundador do Google dizendo que, no futuro, os adolescentes terão que mudar de nome para se descolar do passado da internet.
Em sua opinião, hoje não tem muita diferença a vida online e off-line, porque estão conectadas. Ele alerta que o jeito de usar a internet pode ser mais ou menos arriscado, depende de como usamos alguns filtros. Atualmente, a maioria dos computadores fica no quarto das crianças e adolescentes e é impossível acompanhar o tempo todo o acesso por celulares e tablets, mas é preciso criar um diálogo entre as gerações e uma política de uso. É preciso explicar o porquê da restrição de certos serviços e jogos.