Iniciativas de empoderamento de meninas são lançadas em Brasília

A exploração sexual de crianças e adolescentes acontece por diversos fatores, entre eles a desigualdade de gênero é um dos que mais prejudicam o seu enfrentamento. Por conta disso, aconteceu hoje, em Brasília, a reunião entre representantes de organizações da sociedade civil, governo e organismos internacionais, que discutiu propostas e promoveu debates sobre a igualdade de gênero e o empoderamento de meninas no país, realizada em uma parceria entre o UNICEF e as organizações sociais Instituto dos Direitos da Criança e do Adolescente (Indica) e Plan International Brasil, com apoio da Childhood Brasil e da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes.

Realizado na sede da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, o evento promoveu, também, o lançamento do Caderno de Boas Práticas: Empoderamento de meninas – como iniciativas brasileiras estão ajudando a garantir a igualdade de gênero. Também foram anunciadas duas iniciativas: a Rede de Promoção dos Direitos das Meninas e Igualdade de Gênero e o Projeto Hoje Menina, Amanhã Mulher.

A Gerente de Programas e Relações Empresariais da Childhood Brasil, Eva Dengler, esteve presente no evento para falar sobre o empoderamento de meninas, junto com outras mulheres como Cláudia Vidigal, Secretária Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente; Flavia Piovesan, Secretária Especial de Direitos Humanos; Heloísa Oliveira, representante do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA).

Lançamento de publicação

Produzido pelo Instituto dos Direitos da Criança e do Adolescente (Indica) em parceria com Plan International Brasil e UNICEF, o Caderno de Boas Práticas: Empoderamento de meninas – como iniciativas brasileiras estão ajudando a garantir a igualdade de gêne” apresenta um mapeamento de experiências sobre o tema, implementadas por organizações da sociedade civil e pelo poder público. Os projetos foram sistematizados como referência para elaboração, implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas essenciais para o desenvolvimento das meninas no Brasil.

Ampliação do projeto Hoje Menina, Amanhã Mulher

Uma das experiências descritas no Caderno de Boas Práticas é o Projeto Hoje Menina, Amanhã Mulher. Por meio dessa iniciativa, meninas que vivem em comunidades de baixa renda nesses municípios participarão de oficinas sobre identidade, educação financeira, saúde sexual e reprodutiva e cidadania. Os gestores municipais também serão mobilizados para que seja construído, de maneira participativa, um plano de ação que impacte positivamente o desenvolvimento das meninas.

Rede pela Igualdade de Gênero

A iniciativa de organizações da sociedade civil coordenada pela Plan International Brasil, lançada Viviana Santiago, Gerente Técnica de Gênero da Plan International Brasil, e Marianna Gomes Pereira, adolescente representante do FazProjeto, visa ao acompanhamento do poder público na implementação das metas estabelecidas pelo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5 sobre igualdade de gênero e empoderamento de mulheres e meninas.

As iniciativas e a publicação lançadas no evento procuram ampliar o diálogo entre sociedade civil, organismos internacionais e governo sobre possíveis estratégias para compreender os desafios enfrentados por meninas no Brasil, enfrentar as desigualdades de gênero e empoderar meninas a partir da infância e a adolescência.

Artigos relacionados