Iniciativa da Childhood Brasil insere jovens no mercado de trabalho do Turismo
Em 2011, 200 jovens em situação de vulnerabilidade social dos municípios pernambucanos de Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes e Olinda receberam formação profissional em Gastronomia e Hotelaria, estando aptos a trabalhar como auxiliar de cozinha, garçom e camareira.
Durante as formações, os jovens também aprenderam sobre temas de cidadania e direitos humanos, ética nas relações, empreendedorismo, comunicação e postura profissional. Esta foi a segunda etapa do Projeto Inclusão Social com Capacitação Profissional de Jovens, realizado pela Childhood Brasil em parceria como o Ministério do Turismo e o SENAC, no âmbito do Programa Pernambuco de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes – PPEVS. Desde 2007, o PPEVS vem contribuindo para o desenvolvimento de ações articuladas em rede no Estado, voltadas à implantação de políticas públicas de prevenção e atenção integral a situações de violência sexual contra crianças e adolescentes.
Mais informações sobre o Projeto Inclusão Social e os currículos dos jovens formados podem ser acessados no website da Childhood Brasil, que também está disponibilizando CDs com os currículos dos jovens formados para distribuição ao trade de turismo de Recife e região.
Empresários de Recife agora contam com mais uma ferramenta para contratar bons profissionais e ajudar na prevenção da exploração sexual infantojuvenil ligada ao Turismo.
A primeira etapa do projeto formou 300 jovens em 2010, com 80% de inserção no mercado de trabalho de turismo. Mais de 30% do grupo formado em 2011 também já foi inserido.