I Concurso InterNética divulga os vencedores
Promovido pela Safernet com apoio da Childhood Brasil, o primeiro concurso InterNética publica a relação dos ganhadores.
Foram selecionados educadores e estudantes com projetos sobre o uso ético e seguro da internet no Brasil. Os primeiros colocados receberam um netbook nas categorias “Educador”, “Estudante” e “Mini-dicas”.
O concurso teve por objetivo premiar iniciativas que estimulem o debate em torno dos temas: ética, cidadania, sexualidade e segurança na internet e demais tecnologias de comunicação e informação (TICs). A idea surgiu a partir de uma pesquisa realizada pela Safernet com 966 educadores e 2525 alunos que apontaram a carência de recursos pedagógicos sobre estes temas no país.
Os trabalhos, realizados por educadores ou adolescentes, na faixa de 12 a 17 anos e matriculados em escolas da rede do MEC ou participantes de ONGs, associações ou fundações, trouxeram sugestões de aulas, dinâmicas, animações ou mensagens com dicas para promover a utilização mais ética e confiável na web.
Sobre a Safernet
Fundada há sete anos por um grupo de cientistas da computação, professores e bacharéis em Direito, a instituição há cinco anos promove o uso ético e responsável da internet no Brasil.
Começou desenvolvendo pesquisas e projetos sociais voltados para o combate à pornografia infantil na internet brasileira e, hoje, é uma entidade de referência nacional no enfrentamento aos crimes e violações aos Direitos Humanos na web. Destaca-se também fora do país pela capacidade de mobilização e articulação, produção de conteúdos e tecnologias de enfrentamento aos crimes cibernéticos e pelos acordos de cooperação firmados com instituições governamentais.
Seu objetivo é permitir às crianças, jovens e adultos criarem, desenvolverem e ampliarem relações sociais, conhecimentos e exercerem a plena cidadania com segurança e tranqüilidade na internet.