Guia de Referência na prevenção e enfrentamento à violência sexual infantojuvenil será distribuído em Pernambuco
Lançado em 2009, pela Childhood Brasil, em parceria com a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, o Guia de Referência: Construindo uma cultura escolar de prevenção à violência sexual, voltado para educadores da rede pública, trouxe tão bons resultados, que já vem sendo distribuída em outras cidades paulistas e agora vai para cidades pernambucanas.
O Guia apresenta conceitos e informações atualizadas sobre o abuso e exploração infantojunvenil no Brasil, além de sugerir metodologias e desenvolvimento de atividades, debates e oficinas com crianças, adolescentes e comunidades, voltadas principalmente para a área de educação. “É um material considerado de vanguarda, porque dá subsídio para o educador ser um agente de proteção e prevenção, afinal, depois da família, é ele quem fica a maior parte do tempo com as crianças e, muitas vezes, são a eles que elas relatam as dificuldades vivenciadas”, afirma o Coordenador de Programas da Childhood Brasil, Itamar Gonçalves. “A nova edição do livro traz números regionais atualizados”, completa.
O público-alvo da educação são professores, diretores e coordenadores, contribuindo também para o trabalho de conselheiros tutelares, profissionais de saúde, técnicos do Judiciário e assistentes sociais. O conteúdo aborda as políticas públicas, dicas sobre como agir em caso de suspeita ou constatação de violência sexual contra crianças e adolescentes, entre outros temas. “Identificamos nos municípios brasileiros a demanda de que é preciso investir na formação dos profissionais de educação, pois em muitos locais não há qualificação específica no tema”, afirma Itamar.
O Guia de Referência resulta de outras experiências da Childhood para a integração e fortalecimento de redes voltadas para a proteção de crianças e adolescentes contra o abuso e a exploração sexual. Em 2006, a instituição já havia lançado outra importante obra de referência na área, intitulada Refazendo Laços de Proteção – ações para combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, produto de experiência implantada na cidade de São José dos Campos/SP, em parceria com o poder público e organizações locais.
“Primeiro sistematizamos a metodologia bem-sucedida em São José e a trouxemos para a cidade de São Paulo” diz Itamar. Depois expandimos o projeto para sete cidades da região do Grande ABC, em parceira com o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. Hoje, já estamos executando este projeto em outras 30 cidades paulistas, em parceira com a Fundação Telefônica, e agora o levaremos para 184 municípios de Pernambuco, em cooperação com o Ggoverno deste Estado”, comemora o Coordenador.