Grandes nomes da cultura brasileira se apresentam em show em benefício da Childhood Brasil

Espetáculo no Theatro Municipal receberá artistas como Maria Bethânia, Caetano Veloso, Djavan, Milton Nascimento, Sandy e Ana Botafogo

FOTOS EM ALTA RESOLUÇÃO: www.canivello.com.br e www.factoriacomunicacao.com

Algumas das maiores estrelas da cultura brasileira estarão no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em 17 de maio, para o Espetáculo “Infância Livre de Exploração e Abuso Sexual”, chamando a atenção do país para a causa da Childhood Brasil, instituição brasileira que faz parte de uma organização internacional (World Childhood Foundation) fundada por S. M. Rainha Silvia da Suécia para proteger a infância e deixar as crianças serem crianças. Entre os nomes já confirmados estão Ana Botafogo, Caetano Veloso, Djavan, Marcelo Bratke, Maria Bethânia, Maria Gadú, Milton Nascimento, Patrícia Pillar, Renata Sorrah, Sandra de Sá, Sandy, Seu Jorge e Thiago Soares. A venda de ingressos para a noite terá início no próximo dia 3 de maio, através do site www.ingresso.com e na bilheteria do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Há 12 anos, a Childhood Brasil luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, trabalhando com excelência e estratégia para enfrentar este problema em conjunto com as empresas, Governos e comunidades. A organização apóia projetos, desenvolve programas, influencia políticas públicas e transforma a vida de muitas crianças adolescentes.

“Apesar de importantes conquistas, como avanços significativos em termos de legislação e o fato da sociedade, de maneira geral, estar mais aberta para falar sobre o problema, os índices de violência sexual contra crianças e adolescentes são alarmantes, exigindo esforços imediatos, integrados e contínuos entre os diferentes setores da sociedade”, diz Ana Maria Drummond, diretora executiva da Childhood Brasil.

A realização do show simboliza o início de uma nova etapa da Childhood Brasil, na qual o desafio é tornar a causa conhecida pela sociedade como um todo. “O objetivo é conscientizar as pessoas de que elas também são responsáveis pela solução deste problema’, explica Ana Maria, que acredita na importância de atuar um passo antes do estímulo à denúncia: ‘prevenir e conscientizar as pessoas sobre o problema é uma estratégia de atuação em que formamos proteção em rede’.

No palco do Municipal, o elenco de estrelas vai, fundamentalmente, defender o direito de ser criança. Uma frase síntese da Rainha Silvia (‘Let children be children’), que é presença confirmada na noite, serviu de inspiração inicial para Monique Gardenberg criar o conceito do espetáculo. ‘Quando me deparei com esta frase entendi o aspecto mais cruel e profundo deste dano terrível.  Criei o show a partir deste pensamento.  O espetáculo vai tratar da infância, mas especialmente de perseverança, sonho e transformação.  Espero que as pessoas se emocionem e se aproximem desta luta’, conta a diretora, procurada pela Childhood Brasil por conta de sua larga experiência como criadora e produtora na área cultural.

Monique convidou um grupo de criadores de peso para dividir a autoria da noite. Gutto Graça Mello é o responsável pela direção musical e o arranjo das canções do show. O cenário será assinado por Gringo Cárdia, a iluminação ficou a cargo de Maneco Quinderé e os figurinos de  Cao Albuquerque. Entre solos, duetos e números especiais, o espetáculo contará ainda com um pas de deux inédito de Ana Botafogo, eterna primeira bailarina do Theatro, e Thiago Soares, brasileiro que lidera o elenco do Royal Ballet, de Londres.

A idéia de realização deste show no Brasil nasceu a partir do grande evento comemorativo dos 10 Anos da World Childhood Foundation, realizado na Ópera de Gotemburgo, em 2009, na Suécia. Na ocasião, diferentes performances de música e dança ajudaram a divulgar e arrecadar recursos significativos para a causa. Além de Suécia e Brasil, a organização também possui escritórios nos Estados Unidos e na Alemanha, tendo apoiado mais de 500 projetos em 16 países.

Aém do show, será criado um símbolo para marcar o início desta nova fase. O símbolo tornará ainda mais fácil a divulgação da causa, dando início a uma campanha em que artistas posarão com camisetas estampadas e para a qual toda a sociedade civil será convidada a participar.

No Brasil, a Childhood sempre trabalhou em parceria com governos, empresas privadas e comunidades. Entre as realizações mais simbólicas da organização está um pacto, com mais de 900 empresas e entidades empresariais signatárias, pelo enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas. A implantação de salas e a formação de profissionais para a coleta de depoimento especial de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência sexual, de forma que sejam ouvidos num ambiente acolhedor e não sejam revitimizados no decorrer processos judiciais,,é uma outra conquista. A meta agora é investir ainda mais na prevenção do abuso e da exploração sexual, através de campanhas informativas e mobilização de diferentes setores da sociedade.

‘Sempre sonhamos com um momento grandioso, de grande impacto e visibilidade, para exaltar a importância da infância. O show representa a concretização deste sonho de dar visibilidade à causa e ao trabalho da organização. O maior objetivo é mobilizar a sociedade, além de angariar fundos para investimento em projetos e programas em 2012’, resume Ana Maria Drummond, da Childhood Brasil.

Patrocinadores:

    • Bradesco
    • Camargo Corrêa
    • Brookfield Incorporações
    • Havaianas
    • HSBC
    • Banco do Brasil
    • Banco Votorantim
    • BTG Pactual
    • CPFL Energia
    • Grupo CCR
    • Queiroz Galvão

Infância Livre de Exploração e Abuso Sexual

Espetáculo em benefício da Childhood Brasil

Dia 17 de maio, às 21h

Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Praça Floriano s/n. – Centro. Tel: 2332-9191.

Ingressos:

Balcão Nobre e Platéia – R$ 50

Balcão Superior – R$ 30

Galeria – R$ 20

Ingressos a venda a partir de 3 de maio pelo site www.ingresso.com ou na bilheteria do Theatro Municipal (a partir de 10h)

Informações para a imprensa:

Canivello Comunicação

Mario Canivello (mario@canivello.com.br)

Julia Enne (julia@canivello.com.br)

Tels (21) 2274.0131 / 2239.0835

Factoria Comunicação

Vanessa Cardoso (vanessa@factoriacomunicacao.com)

Pedro Neves (pedro@factoriacomunicacao.com)

Artigos relacionados