Enfrentamento da exploração sexual pode trazer resultados de mercado

Nove das 21 empresas selecionadas pelo Guia de Sustentabilidade da Exame 2012 são signatárias do Pacto Empresarial do Programa Na Mão Certa, coordenado pela Childhood Brasil. São elas: Braskem, CPFL, Dow Brasil, Ecovia, Fibria, Grupo O Boticário, Kimberley-Klark Brasil, Unilever Brasil, Whirlpool Latin America.

O reconhece as empresas por sua atuação socioambiental e as coloca como referência não apenas na gestão de seus negócios, mas também na preocupação com sua cadeia de valor e seu processo produtivo. Esse é um indicativo de que o Programa Na Mão Certa pode repercutir de maneira estratégica para os resultados da empresa e contribui para sua geração de valor. Algumas dessas empresas, inclusive, estão listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial, da BM&FBovespa.

Valor agregado – Segundo Aron Belinky, do Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas, há três eixos motivadores para que as empresas se aliem a causas sociais: diferenciação, reconhecimento de si mesma como aliada da sociedade e minimização de impactos. “As empresas estão tendo o desafio de se diferenciar em um mercado que é cada vez mais igual. E algo que ajuda uma empresa a ser reconhecida é a construção de uma imagem associada a uma causa, é mostrar que ela está participando de determinada agenda da sociedade”, diz.

Para ele, a sociedade tem expectativa crescente no envolvimento de empresas. “Quando uma empresa passa a militar essa causa, ela dá uma resposta, mostra que é sensível e que dá sua contribuição”, diz. “Além disso, por estar conectada à causa, a empresa tem mais formas de prevenir riscos ligados, por exemplo, à reputação e à responsabilização por danos causados. Essas empresas têm melhor gestão do que aquelas desconectadas”, conclui.

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