Dúvidas e denúncias de crianças e adolescentes no Rio

Desde 2009, o serviço 123 Alô! esclarece dúvidas e recebe denúncias de crianças e adolescentes por meio do telefone gratuito 0800 0 123 123, no município do Rio de Janeiro. Hoje, o atendimento confidencial também é realizado por chat ou e-mail, sendo procurado, principalmente, por adolescentes na faixa de 13 a 15 anos. A maioria deles liga para perguntar sobre relacionamentos, sexualidade e situações de violência. “É um canal de livre expressão que promove a inclusão social de crianças e adolescentes por meio de sua participação, tanto no acesso direto ao serviço quanto nos diferentes espaços existentes, conforme dispõe a Convenção Internacional dos Direitos da Criança e do Adolescente da ONU”, diz a coordenadora do serviço, Vânia Izzo de Abreu.

Em casos de violência, negligência ou abuso, o serviço encaminhará a situação aos órgãos competentes do Sistema de Garantia de Direitos, sempre que necessário. Do total de ligações recebidas até hoje, 31 foram denúncias de exploração ou abuso sexual. “A procura para denunciar estes casos de violência deve aumentar quanto mais houver campanhas de mobilização”, afirma Vânia.

O 123 Alô! incentiva que o jovem expresse suas emoções e dúvidas. Quem está do outro lado da linha é um conselheiro capacitado para oferecer uma escuta profissional. O serviço foi adaptado para a realidade brasileira pelo Instituto Noos, seguindo o modelo do atendimento telefônico denominado childlines, que compõe a rede Child Helpline Internacional, presente em mais de 150 países no mundo.A iniciativa apóia campanhas contra a exploração sexual infantojuvenil, como a Carinho de Verdade, realizada pelo Sesi.

Child Help Line Internacional

É uma rede internacional de serviço de ajuda por atendimento telefônico, para crianças e jovens do mundo todo, fundada pela indiana Jeroo Billimoria. Quando trabalhava no Instituto de Ciências Sociais em Mumbai, ela recebia muitas chamadas de crianças de rua pedindo ajuda e mobilizada em responder a urgência destes telefonemas, a empreendedora social criou o serviço telefônico que atende 24 horas por dia, aliado a uma extensa rede de apoio e intervenção.

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