Dia Nacional do Hoteleiro: por que eles são tão importantes para a proteção da infância?

No dia 9 de novembro, comemoramos o Dia do Hoteleiro, profissionais que trabalham pelo mundo todo. Mas sua importância vai além do ato de hospedar em si, como, por exemplo, agir pela proteção e cuidado de crianças e adolescentes. O gerente de Advocacy da Childhood Brasil, Itamar Batista, defende o mérito dos hoteleiros para a causa: “Todas as pessoas que atuam em hotéis, pousadas e similares são importantes na divulgação da imagem de uma cidade e são imprescindíveis na proteção dos nossos jovens”, ressalta.

O turismo é uma das atividades que mais cresce no mundo. No entanto, a atividade sempre foi considerada vilã na problemática da exploração sexual contra crianças e adolescentes, uma vez que locais com grande fluxo de pessoas são favoráveis à ocorrência desse tipo de violência, que muitas vezes acontece com a conivência ou omissão das empresas do ramo. Diante disso, a Childhood Brasil tem como um dos propósitos promover uma viagem sustentável com atitudes de proteção a crianças e adolescentes. Ações promovidas voltadas a colaboradores, hóspedes, parceiros e investidores de forma que invistam nesse enfrentamento.

Por meio de discussões entre profissionais e estudantes do setor turístico, do sistema de garantia de direitos e gestores públicos, a Childhood Brasil elaborou e implantou o Código de Conduta Ética de Proteção de Crianças e Adolescentes no Turismo em Pernambuco, um dos lugares com grandes índices de exploração sexual na época da implementação do projeto. É uma ferramenta de instrução, educação e sensibilização junto aos colaboradores da cadeia produtiva do setor turístico para que sejam agentes de proteção ao respeito e à dignidade de crianças e adolescentes. “Desde a criação do código, contamos com ampla mobilização e adesão dos profissionais do setor, em especial dos hoteleiros”, completa Itamar.

E o que os hotéis devem fazer para ajudar na causa?

• Estabelecer uma política ética comercial, não permitindo que ocorra a exploração sexual de crianças e adolescentes

• Treinar os departamentos e colaboradores sobre como enfrentar a violência sexual contra crianças e adolescentes

• Inserir uma cláusula nos contratos com fornecedores garantindo a reputação comercial dos parceiros em relação à exploração sexual de crianças e adolescentes

• Fornecer informações aos hóspedes por meio de folders, websites e outros canais de comunicação dos hotéis sobre a postura da companhia quanto ao tema

• Fornecer informações sobre o assunto a pessoas em cada destino de viagem

• Produzir relatório anual sobre as ações e resultados em prol da causa

• Não permitir hospedagem de crianças e adolescentes sem autorização dos pais ou de responsáveis

• Caso haja evidências ou suspeitas de abuso ou exploração sexual contra crianças e adolescentes, procurar e notificar os órgãos competentes.

O setor de hotéis está crescendo cada vez mais em nosso país e esses profissionais contribuem diariamente fortalecendo e impulsionando ainda mais o mercado. Então, temos de conscientizá-los para que não aconteça ocorrência do tipo nos meios de hospedagem. Marcados pela boa vontade e sorriso no rosto, parabenizamos hoje os hoteleiros por todo seu empenho e função tão nobre: servir ao próximo.

Artigos relacionados