Concurso Tim Lopes premia reportagens sobre proteção da infância no Mundial de Futebol
A VII edição do concurso jornalístico premiou reportagens com foco em questões ligadas à infância e à adolescência no contexto dos grandes eventos esportivos, especialmente o Mundial de Futebol, que começa em algumas semanas.
O Concurso Tim Lopes de Jornalismo Investigativo é uma das mais tradicionais premiações do jornalismo brasileiro. Foi criado para lembrar o assassinato de Tim Lopes em 2002, quando apurava crimes ligados à exploração sexual de crianças e adolescentes.
Em 2014, a VII edição do Concurso está inteiramente focada em projetos de investigação jornalística que tenham como foco questões relativas à promoção e à proteção dos direitos de crianças e adolescentes durante no contexto de grandes eventos esportivos, principalmente o Mundial de Futebol que acontecerá no Brasil a partir de junho de 2014.
Diferente da maioria dos prêmios jornalísticos – voltados, geralmente, para o reconhecimento de matérias já veiculadas –, o Concurso Tim Lopes seleciona as melhores propostas de reportagem, oferecendo aos vencedores apoio técnico e financeiro para a execução do trabalho.
Em 2014, propostas de reportagens foram premiadas em cinco categorias: “mídia impressa”, “rádio”, “televisão”, “mídia online e alternativa” e “temática especial”.
Os vencedores foram conhecidos em dezembro de 2013 e terão suas reportagens veiculadas muito em breve. Nós vamos anunciar aqui os links para todas as reportagens premiadas.
O concurso é resultado de uma parceria entre a ANDI – Comunicação e Direitos, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Childhood Brasil, com apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT), da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).
Veja abaixo os projetos premiados e que terão suas reportagens veiculadas:
-
- Rádio
Pauta: Cidades sede da Copa, esporte e direitos das crianças/adolescentes
Veículo: Rádios EBC (Radio agência Nacional, rádios Nacional e MEC de Brasília, Rio de Janeiro, Amazônia e Alto Solimões).
Jornalista responsável: Juliana Cezar Nunes
-
- Mídia Impressa
Pauta: Os efeitos das desapropriações da Copa 2014 na continuidade da educação de crianças e adolescentes
Veículo: Hoje em Dia
Jornalista responsável: Bruno de Carvalho Moreno
Pauta: Os portos do abandono
Veículo: Correio Braziliense
Jornalista responsável: Helena Mader
-
- Mídia online, alternativa e comunitária
Pauta: Além da Copa
Veículo: Portal NE10/Jornal do Commercio
Jornalista responsável: Mellyna Andrea Reis dos Santos