Concurso Tim Lopes de Jornalismo investigativo recebe inscrições até 15 de fevereiro
O Concurso Tim Lopes de Jornalismo Investigativo é uma iniciativa da ANDI – Comunicação e Direitos e da Childhood Brasil e conta com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Além disso, conta com o apoio do Portal Imprensa na divulgação. O projeto é uma homenagem ao jornalista Tim Lopes, que foi assassinado em 2002 enquanto investigava casos de exploração sexual de adolescentes em uma favela do Rio de Janeiro.
Os jornalistas que tiverem seus projetos selecionados pela comissão julgadora (formada por especialistas em violência sexual e profissionais de comunicação) receberão uma bolsa de apoio para o desenvolvimento das reportagens, de acordo com a natureza do veículo no qual atuam (R$ 10.500,00 para as categorias mídia impressa, rádio e mídia alternativa e R$ 16.000,00 para a categoria TV; a categoria especial será premiada de acordo com o tipo de veículo vencedor).
Além do incentivo financeiro, o Concurso Tim Lopes também oferece o apoio de consultores especializados no tema, que ficam à disposição dos jornalistas para responder dúvidas e orientar os profissionais durante a coleta de informações e produção das matérias.
Como participar
Os jornalistas, professores e estudantes interessados devem inscrever seus projetos por meio de um formulário específico que está disponível no site www.andi.org.br/timlopes. O projeto deve incluir uma Proposta de Pauta de forma detalhada, apresentando: justificativa, roteiro de produção da matéria ou série de reportagens, fontes de informação que serão ouvidas, previsão dos gastos que serão realizados, entre outras informações. No site também está disponível o Regulamento completo do concurso.