Como fazer uma horta em casa com as crianças

Nem sempre é fácil para pais e responsáveis encontrarem brincadeiras para entreter e educar as crianças em casa. Quando o espaço é limitado, como um apartamento, pode ser ainda mais desafiador. Por isso, criar uma hortinha em casa é uma boa opção de atividade, pois além de estimular o contato da criança com a natureza, é fácil de ser realizada, inclusive em ambientes fechados.

Uma pesquisa desenvolvida pela Royal Horticultural Society com o apoio da National Foundation for Educational Research (NFER) revelou que crianças que têm contato com hortas nas escolas alcançam um melhor desempenho acadêmico, físico e social em comparação com alunos que não ter acesso a esses ambientes.

Entre os resultados mais significativos citados pelo artigo também estão: aumento da confiança, da resiliência e da autoestima, desenvolvimento de comportamento positivo, melhorias no bem-estar emocional, entre outros.

Agora que você já sabe dos benefícios de fazer uma horta com as crianças e adolescentes, vamos ao tutorial!

Material

    • Terra orgânica
    • Adubo
    • Mudas ou sementes
    • Pá de jardim
    • Regador
    • Pedras
    • Recipientes para plantar – vasos que podem ser comprados em lojas de jardinagem ou feitos com itens descartáveis, como garrafas pet, e até caixotes de madeira.

Passo a passo

1) Coloque uma cama fina de pedras ou argila no fundo do recipiente. Se você confeccionou o seu próprio vaso, não se esqueça de fazer furinhos para deixar que a água escoe.

2) Depois disso, deposite a terra junto com o adubo ocupando 2/3 do vaso.

3) Coloque as mudas ou plante as sementinhas e complete com terra. O indicado é que as plantas fiquem em um local que bate sol, como varandas e lavanderias.
É recomendável envolver a criança em todas as etapas do processo: desde a seleção do material até à tarefa de aguar as plantinhas com regularidade. Depois que os vegetais nascerem, inclua-os nas refeições da família, para reforçar a importância de uma alimentação saudável.

Fontes: Ecodesenvolvimento.org
Blog Mil Dicas de Mãe

Artigos relacionados