Childhood inaugura Centro de Pesquisa e atendimento a vítimas de violência sexual em Recife

A Childhood Brasil e a Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE) inauguram hoje o Centro de Estudos, Pesquisas e Atendimentos Relativos à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes (CEPARVS), na capital de Pernambuco.

O local prestará assistência psicológica gratuita às vitimas de violência sexual e doméstica, seus familiares e também aos agressores, em casos encaminhados pela Justiça.  Além do atendimento terapêutico individual, o CEPARVS realizará a capacitação de profissionais da área e pesquisas sobre o tema. A iniciativa conta com o apoio do Governo do Estado e do Tribunal de Justiça de Pernambuco.

O centro faz parte de um dos projetos do Programa Pernambuco de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (PPEVS), uma parceria da Childhood com o governo pernambucano, firmada desde 2007, visando ações de prevenção e combate ao problema. “Desde aquela época já se pensava na criação do Centro, devido às fragilidades apresentadas no sistema, como a falta de qualificação no atendimento e a carência de informações relacionadas à rede de atenção a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual no Estado de Pernambuco”, afirma Ane Almeida, consultora do PPEVS. “O principal objetivo do local é o estudo e a pesquisa, mas vem também reforçar o trabalho dos centros de atendimentos públicos da região”.

O CEPARVS funcionará na Faculdade FAFIRE e contará com o apoio técnico de professores e psicólogos da instituição. No início, serão três psicólogos, um coordenador e um assessor técnico para prestar assistência a cerca de 30 casos por ano, encaminhados pelo Tribunal de Justiça do Estado.

Sobre o Programa Pernambuco de Enfrentamento da Violência Sexual

Além do CEPARVS, o Programa Pernambuco de Enfrentamento da Violência Sexual tem mais cinco projetos em execução, abrangendo 184 municípios: Inclusão de Jovens no Trade Turismo (capacitação de jovens); Código de Conduta no Turismo (capacitação de empresas para prevenção da exploração sexual); Turismo e Proteção à Infância (fortalecimento das políticas públicas); Laços de Proteção (formação continuada de profissionais) e Na Mão Certa (enfrentamento à exploração nas rodovias).

As principais estratégias do PPEVS são: o fortalecimento da rede de proteção à infância; a mobilização e qualificação do trade turístico para enfrentar a exploração sexual infantojuvenil e a consolidação das ações do Programa em políticas públicas. Por meio do Programa, a Childhood Brasil está aprimorando e disseminando diferentes metodologias.

Serviço

Centro de Estudos, Pesquisas e Atendimentos Relativos à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes CEPARVS.

Inauguração: 28.02.2011

End: Av. Conde da Boa Vista, 921 – Clínica de Psicologia

Assista à reportagem.

Artigos relacionados