Childhood Brasil realiza 4º Encontro Empresarial do Programa Na Mão Certa
O evento tem o objetivo de levar informações, favorecer a troca de experiências e aprofundar o conhecimento das empresas signatárias do Programa na Mão Certa – uma iniciativa da Childhood Brasil para mobilizar governos, empresas e organizações do terceiro setor em torno do enfrentamento mais eficaz da exploração sexual comercial de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras.
Durante o evento, serão lançados a sistematização do Programa Na Mão Certa, o Guia Especial Fluxos de Atendimento, desenvolvido em parceria com a Associação Brasileira de Magistrados e Promotores de Justiça (ABMP), e a edição 2009/2010 do mapeamento de pontos vulneráveis à exploração sexual infantojuvenil nas rodovias federais, pesquisa realizada pela Polícia Rodoviária Federal, com apoio da Childhood Brasil, da Secretaria Especial de Direitos Humanos e da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
“Apoiamos o mapeamento realizado pela Polícia Rodoviária por ser um passo importante para o desenvolvimento de estratégias de enfrentamento ao problema nas estradas”, diz Rosana Junqueira, Coordenadora do Programa. “Os dados levantados embasarão não apenas ações de responsabilização por parte de Polícia, mas também o trabalho preventivo que pretendemos desenvolver em parceria com concessionárias de rodovias, postos de combustível e outros pontos de parada”, complementa Rosana.
A exploração sexual ocorre quando adultos utilizam crianças e adolescentes como mercadoria para fins comerciais e está vinculada a vários contextos como: pornografia, redes de prostituição, tráfico e ao turismo sexual. Entre as principais causas do problema estão: a baixa renda das famílias, o desemprego, a desnutrição e a fome, a desestruturação e a baixa escolaridade.
As empresas não devem admitir qualquer tipo de violação dos direitos da criança e do adolescente dentro de suas instalações, em veículos de sua frota ou em alguma etapa de sua cadeia produtiva, segundo o Pacto Empresarial do Programa Na Mão Certa, proposto pela Childhood Brasil. Esta é uma responsabilidade da iniciativa privada, dos governos, da família e da sociedade, em conformidade com o Artigo 227 da Constituição Federal Brasileira, que afirma ser dever de todos proteger crianças e adolescentes contra as mais diferentes formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
O assunto será abordado durante o encontro, com a contribuição de palestrantes convidados, caminhoneiros e empresários. A coordenação do Na Mão Certa fará apresentação dos resultados alcançados desde o lançamento do Programa, em 2005, e o Comitê de Gestão Participativa encerrará apontando desafios e perspectivas para o futuro.
Este ano, o 4º Encontro Empresarial Programa Na Mão Certa conta com o patrocínio da Arcor do Brasil e C&A Modas e apoio das empresas Binotto, Bravo, CART, Gerdau, Golden Cargo, Grupo Orsa, Instituto Inverpar, Julio Simões, Lamsa, Pamcary, Rodoagro, Rota 116, TNT e Veracel.