Childhood Brasil promove exposição de fotografias raras em São Paulo

Fotografias expostas em São Paulo/crédito: Frâncio de Holanda

A fotografia do pintor espanhol Pablo Picasso vestido de smoking no Festival de Cannes em 1961, clicada por Leo Mirkine, um dos primeiros paparazzi; um raro retrato de Salvador Dalí ainda jovem, feita pelo fotógrafo francês Brassaï; a deslumbrante Luiza Brunet, em 1986, clicada por Bruce Weber, fotógrafo de moda, no Copacabana Palace, Rio de Janeiro – essas são apenas algumas das 40 raridades que podem ser encontradas na Exposição de Fotografia Vintage, no Shopping Iguatemi, em São Paulo, até o dia 7 de agosto.

As fotografias originais foram selecionadas pelo colecionador e curador Pedro Corrêa do Lago. Do século XIX, há fotos de Nadar, Pierson e até do escritor inglês Lewis Carroll – autor de Alice no País das Maravilhas. O século XX está representado por Henri Cartier-Bresson, Richard Avedon, Cecil Beaton, André Kertesz, Robert Doisneau, Man Ray e outros. Entre os brasileiros destacam-se Jean Manson, com a foto dos três irmãos Villas-Boas no Xingu (1947); Thomas Farkas, com “Human Works” que traz no verso o carimbo do Salão de Fotografia de Londres ao qual concorreu e Marc Ferrez, com a imagem do panorama do Rio de Janeiro.

Após a exposição aberta, a Childhood Brasil vai promover seu primeiro Leilão de Fotografia Vintage, no dia 8 de agosto, no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo. Parte do valor arrecadado com as 40 fotografias leiloadas será revertido para os programas da Childhood Brasil no enfrentamento do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Segundo Corrêa do Lago, uma foto é considerada como tiragem original quando tem revelação de qualidade, se possível realizada pelo próprio fotógrafo, e quando é reproduzida em data próxima a obtenção da imagem. Para colecionadores é aceitável que sejam executadas até 50 exemplares.

Serviço

Exposição: Lounge One – Shopping Iguatemi São Paulo

Até o dia 7 de agosto

Segunda a sábado, das 10h às 22h

Domingo, das 14h às 20h

Leilão: Museu da Casa Brasileira

8 de agosto, a partir das 19h30

Artigos relacionados