Childhood Brasil promove edição especial da campanha “Herói da Infância” no Dia Nacional do Caminhoneiro
Ação do Programa Na Mão Certa visa sensibilizar caminhoneiros para o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias de todo o país
Para marcar o Dia Nacional do Caminhoneiro, celebrado no dia 16 de setembro, a Childhood Brasil lança edição especial da campanha do Programa Na Mão Certa, “Herói da Infância”. O objetivo é incentivar que os caminhoneiros se tornem agentes de proteção das estradas brasileiras contra a exploração sexual de crianças e adolescentes. Para isso, a instituição promove materiais de comunicação, como filme, cartazes, banners e peças para redes sociais, sob o argumento de que caminhoneiros podem ser verdadeiros heróis da infância se mantiverem os olhos bem abertos nas estradas.
Através de levantamento realizado pela Polícia Rodoviária Federal, sabe-se que que hoje existem 1.969 pontos vulneráveis à exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias federais. Segundo a Confederação Nacional do Transporte (CNT), 87% da economia do Brasil transita por rodovias. O tempo estimado de um frete é de 18 dias, sendo que muitas vezes o caminhoneiro permanece vários dias estacionado em paradas de entrega. A concentração de pessoas em um ambiente isolado é um facilitador para a atuação da rede de exploração sexual de crianças e adolescentes. Justamente por esses pontos, a Childhood Brasil aposta que os caminhoneiros podem ser um grande diferencial nessa luta.
Por intermédio do Programa Na Mão Certa há 10 anos caminhoneiros têm atuado como agentes de proteção nas estradas, em especial, em locais de parada onde crianças e adolescentes podem estar em situação de risco. Embora ainda haja um longo caminho, a pesquisa da Childhood “O Perfil do Caminhoneiro”, realizada em 2015, revelou importantes avanços na conscientização desse público: 87,3% dos entrevistados afirmaram que nunca se envolveram em relação de comércio sexual com crianças ou adolescentes, diferente de 2010, onde esse número era de 82,1% e, de 2005, que era de 63,2%.
Todos os materiais da campanha “Herói da Infância” serão disponibilizados para as mais de 200 empresas participantes do Programa Na Mão Certa nesse ano, para que juntas reverberem o conteúdo e fortalecem o sistema de prevenção. As peças parabenizam todos os heróis da infância e o filme da campanha incentiva todos a ficarem de os olhos abertos e lutarem para o fim da exploração e abuso sexual. O vídeo é uma adaptação da campanha #EyesWideOpen (Olhos Bem Abertos), lançado originalmente nos EUA, em plena Times Square, com o objetivo de proteger a infância e assegurar que as crianças sejam crianças.
Além da sensibilização dos profissionais de transporte, a Childhood Brasil trabalha junto com a Polícia Rodoviária Federal na orientação de denúncias. Se qualquer motorista, caminhoneiro ou não, estiver numa rodovia federal e identificar uma situação de vulnerabilidade deve alertar as autoridades pelo telefone 191. Se estiver em qualquer outra estrada ou cidade, o mais indicado é o Disque 100. É possível também usar o aplicativo Proteja Brasil, que é gratuito e basta baixar nas lojas Apple Store ou Google Play.