Childhood Brasil participa do I Seminário de Turismo Sustentável em Florianópolis
O marco histórico e conceitual da violência sexual contra crianças e adolescentes foi o tema abordado na palestra do I Seminário de Turismo Sustentável e Infância de Santa Catarina, pela coordenadora de programas da Childhood Brasil, Gorete Vasconcelos, no dia 9 de maio, última quarta-feira. Ela falou sobre como o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes ocorre nos estabelecimentos turísticos e explicou de que forma as empresas podem ajudar a enfrentar o problema e proteger a infância, além de destacar como esta prática pode ajudar na imagem e nos negócios, principalmente se houver a inclusão de jovens nos projetos sociais da comunidade.
“O evento é resultado de um processo que começou há três anos, com o grupo de articulação das Américas, promovido pelo Ministério do Turismo do Equador, com dez países, no qual ficou decidido que a metodologia de enfrentamento contra a exploração sexual de crianças e adolescentes nos estabelecimentos turísticos seria replicada para todos os estados brasileiros”, conta Gorete. “A primeira experiência de divulgar a metodologia foi realizada no Nordeste, com apoio da Secretaria de Pernambuco, em 2009, e depois vieram alguns cursos de formação em outros quatro estados, representando todas as regiões do país – Espírito Santo, Pará, Goiás e agora, Santa Catarina”’.
Depois da formação, cada Estado se comprometeu a elaborar um plano de ação, adaptado à sua realidade, construindo um código de conduta local. A ideia é treinar profissionais que trabalham na área de turismo para proteção e garantia dos direitos da criança. Em Pernambuco, primeiro local a iniciar o processo, várias ações já foram geradas, com a adesão de 120 empresas ao manual de boas práticas.
Entre os palestrantes convidados do encontro estava também a presidente da Atlântica Hotels International , Dinaurea Cheffins,. Ela falou sobre a experiência da sua rede hoteleira no enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes, por meio da parceira com a Childhood Brasil, desde 2005.