Casa da Arte de Educar divulga projeto de cultura e educação

Na segunda-feira, dia 25 de junho, a Casa da Arte de Educar promoveu encontro para o lançamento do projeto Um plano articulado para cultura e Educação, em parceria com o Ministério da Cultura (MinC) e o Ministério da Educação (MEC). O objetivo é criar uma política de cultura e educação a partir das experiências bem sucedidas em escolas, organizações sociais, bibliotecas, programas de leitura e museus. A iniciativa envolve um município representante das cinco regiões do país (Recife, Campo Grande, Porto Velho, Porto Alegre e Rio de Janeiro), abrangendo 15 mil escolas.

Em cada cidade será desenvolvida uma pesquisa para identificar práticas educativas que incentivem o diálogo e as trocas entre escolas e comunidade. A escolha do município passou por diversos critérios como diversidade de equipamentos culturais e educacionais, consonância com as políticas públicas, vulnerabilidade e boas práticas educacionais.

A pesquisa empregará a premiada metodologia Mandala dos Saberes, criada em 2006, pela Casa Arte de Educar, que aproxima o currículo escolar às práticas cotidianas, promovendo o diálogo entre a diversidade cultural e educacional da comunidade, juntando o saber acadêmico com o conhecimento cotidiano.

O levantamento será desenvolvido por meio de plataforma virtual e de encontros presenciais, realizados por um grupo com cerca de 80 participantes (professores, estudantes, gestores públicos, agentes de cultura, da rede de garantia dos direitos da criança, artistas, lideranças comunitárias, entre outros). Durante dois dias, eles estarão reunidos visando à constituição da rede cultura-educação.

Todo o material apurado dará origem a uma publicação, dois vídeos e uma plataforma digital que promoverá uma mobilização através de fóruns virtuais.

Artigos relacionados