Canais gratuitos para crianças e adolescentes possibilitam diálogos sobre assédio sexual
Os serviços Alô123 e Helpline.br foram criados para atender crianças e adolescentes em busca de ajuda ou orientação, sobre situações importantes e delicadas em que possam vivenciar.
As duas iniciativas estão em funcionamento para dialogar com crianças e adolescentes que precisam de ajuda, orientação e dicas de como agir diante de questões pessoais em suas vidas. Uma delas é o Alô123, uma linha telefônica gratuita para conversar sobre dúvidas, medos e até mesmo pedir ajuda sobre como agir. A outra é o Hepline.br, um canal gratuito de chat e e-mail criado para ensinar formas seguras de usar a Internet.
Veja como funcionam:
Alô123
O serviço existe desde 2009 e já recebeu mais de cinco mil ligações. O objetivo é permitir um espaço de comunicação livre, sem receios ou restrições, e possibilitar o esclarecimento de dúvidas, propor ideias, pedir ajuda, conversar sobre medos e angustias. A intenção do Alô123 é criar um canal de diálogo, um espaço de troca e conhecimento, sem pressão, julgamento ou reprimendas.
O serviço é realizado pelo Instituto Noos e composto por uma equipe de profissionais com larga experiência na área da criança e do adolescente.
Para acessar é muito simples: se você estiver no estado do Rio de Janeiro, ligue gratuitamente para o número 0800 0 123 123. O horário de funcionamento é de segunda à sexta das 8h às 20h, exceto feriados. Para todo o Brasil, é possível conversar via chat, a partir do site www.123alo.org.br, das 9h às 12h e das 15h às 17h.
Helpline.br
O canal tem por objetivo permitir às crianças e adolescentes uma navegação segura na Internet, com orientação em casos de violência on-line, tais como humilhação, intimidação, chantagem, tentativa de violência sexual ou exposição forçada em fotos ou filmes sensuais.
O serviço também pode ser acessado pelos familiares ou pessoas responsáveis pela vítima. Do outro lado da linha, estarão psicólogos preparados para atender as demandas e dar o encaminhamento necessário. Não é um serviço de psicoterapia, mas sim, de orientação. Para acessar, visite a página http://www.safernet.org.br/site/webline, coordenada pela Safernet.