Campanha VIRALIZE: o primeiro passo para acabar com o abuso sexual é a informação
Diferente do que muitos ainda podem pensar, o abuso sexual de crianças e adolescentes ocorre em todas as classes sociais e regiões do país, de forma mais constante do que se imagina. Em muitos casos, as vítimas se vêem sem saída ou ajuda para enfrentar o problema.
Discutir o assunto, disseminar informações de qualidade e conscientizar a sociedade sobre o problema é a proposta da campanha VIRALIZE, da Childhood Brasil, para acabar com o silêncio velado em torno do tema e ajudar a transformar vidas.
A campanha foi criada pela agência Lew’Lara\TBWA e contempla, entre outras peças, um filme que começa de forma um tanto inusitada: um cachorro brincando com uma bola, com uma música árabe de fundo. Tudo isso para capturar a atenção do espectador e lembrar que passamos adiante, por meio da internet e celulares, muitas mensagens e informações. Mas a pergunta que fica é: quantas delas são relevantes e fazem a diferença?
“É sempre bacana lembrar que propaganda trabalha quase que com uma licença poética, sem a necessidade de ser um retrato 100% fiel à realidade, como acontece em nossa campanha: usamos um cachorro com uma música forte para parafrasear os conteúdos que tem alto poder de viralização”, diz Juliana Peralta, da Lew’Lara\TBWA.
O mote da campanha aparece em seguida: “O primeiro passo para acabar com o abuso sexual é a informação. VIRALIZE esse assunto.”
“A estratégia é trabalhar com uma linguagem que atraia a curiosidade da população, apresentando a necessidade de disseminar o assunto com a mesma rapidez da propagação de um vírus e entender que cada um de nós tem um papel fundamental no enfrentamento do abuso sexual de crianças e adolescentes”, afirma Anna Flora Werneck, coordenadora de Programas da Childhood Brasil.
O filme e demais peças da campanha VIRALIZE remetem ao site www.pelaprotecaodainfancia.org.br, por meio do qual as pessoas podem baixar o filme e outras peças da campanha e divulgá-la para suas redes sociais. Na seção COMO AGIR (inserir link para a referida seção), educadores, profissionais de saúde, jornalistas e familiares podem obter informações e um passo a passo do que fazer em caso de suspeita ou confirmação de abuso sexual infantojuvenil.
O filme da campanha VIRALIZE já foi veiculado pela TV Globo e em salas de cinema da rede Cinemark. Também está prevista a exibição pelo Canal Futura.
Acesse www.pelaprotecaodainfancia e VIRALIZE!