Atlantica Hotels ultrapassa meta anual e arrecada R$635 mil para projetos contra a violência sexual infantojuvenil
Desde o início da parceria com a Childhood Brasil, em 2005, a Atlantica Hotels International (AHI), maior administradora multimarcas da América do Sul, bate recorde a cada ano nas arrecadações de recursos para projetos contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.
Em 2005, foram R$64 mil. Cinco anos depois, o valor anual foi dez vezes maior – R$635 mil. “O balanço do último ano foi ótimo, porque superamos em R$35 mil a meta com a Atlantica e conseguimos R$ 117mil a mais em relação a 2009.”, afirma Ana Flávia Gomes de Sá, assessora de Mobilização de Recursos da Childhood.
O dinheiro será destinado a projetos, campanhas e programas da ONG contra a violência sexual e a proteção infantil. Hoje, a Childhood Brasil desenvolve programas próprios, de abrangência regional ou nacional e também apoia projetos de outras instituições, em diferentes locais, estimulando experiências inovadoras.
Outra vitória comemorada é que, por intermédio da Atlantica, alguns projetos apoiados pela ONG também receberam doações do grupo Carlson Hotels. Os representantes da rede visitaram os projetos Lua Nova (Araçoiaba da Serra, interior de São Paulo) e Camará (São Vicente, região litorânea de São Paulo) e gostaram tanto que resolveram investir R$ 17mil em cada ação. A Associação Lua Nova é referência acional no acolhimento de jovens mães e na prevenção ao uso de drogas e exploração sexual em comunidades em situação de risco social. O Centro Camará trabalha com desenvolvimento psicossocial de jovens e no enfrentamento à violência sexual, por meio de oficinas de arte e cultura.
As ações da Atlantica, desenvolvidas em parceria com a Childhood Brasil, previnem a violência sexual infantojuvenil e promovem o turismo sustentável. Hoje, a empresa adota o Código de Conduta para a Proteção de Crianças e Adolescentes contra a Exploração Sexual em todos os seus empreendimentos. O texto foi elaborado com apoio técnico da Childhood Brasil, a partir de sugestões dos próprios colaboradores. Para trabalhar nos hotéis, eles também assinam uma cláusula sobre a prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes e passam por treinamento a cada três meses. O sucesso veio em boa parte porque os fornecedores e hóspedes também já estão envolvidos com a causa. ”O primeiro passo dado pela empresa foi ter coragem de comunicar ao mercado que é vulnerável, mas que não quer compactuar com a violência sexual infantojuvenil”, diz Ana Flávia.
Uma das campanhas mais importantes da Atlantica para a arrecadação de recursos é a realizada anualmente no Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio), envolvendo todos os hotéis da rede. “Os próximos passos este ano serão: ampliar a campanha de comunicação aliada à mobilização de recursos para reforçar o 18 de maio; estimular o maior envolvimento das operadoras e disseminar a metodologia empregada há seis anos”, diz Ana Flávia. “Também vamos elaborar uma publicação para contar o êxito da Atlantica Hotels e como suas ações impactaram o cenário do turismo nacional”.
Em 2010, os recursos destinados pela Atlantica Hotel representam aproximadamente 11% do total arrecadado pela Childhood Brasil. Ao longo de sua história, a Childhood já investiu mais de R$25 milhões em projetos, campanhas e programas contra a violência sexual e a proteção infantil, beneficiando mais de 1,1 milhão de crianças e adolescentes.