Ativismo pelo fim da violência contra as mulheres
A ONU Mulheres, entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres, deu início ontem em Brasília (DF) a uma série de atividades em comemoração ao Dia Internacional pelo Fim da Violência contra as Mulheres, celebrado em 25 de novembro. A data marca o início dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, culminando no Dia Internacional dos Direitos Humanos, em 10 de dezembro. As ações também integram a agenda de mobilização da campanha global UNA-SE Pelo Fim da Violência contra as Mulheres, liderada pelo Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon.
De hoje até o dia 30 de novembro, a ONU Mulheres irá distribuir material informativo e folders da Campanha Mulheres e Direitos, além de fornecer orientação ao público na entrada do Metrô da Rodoviária de Brasília, das 16h às 19h. Já nas cidades-satélites da capital, a iniciativa será realizada no dia 1/12, na Feira da Samambaia, e no dia 16/12, na Feira da Ceilândia, ambas na parte da manhã.
Durante as atividades, a ONU Mulheres irá colher fotos e depoimentos do público sobre histórias de violência baseada em gênero e ações pessoais ou coletivas de superação do problema. As imagens serão disponibilizadas no site oficial da Campanha UNA-SE global integrando um banco de experiências e olhares de mulheres e homens de todo o mundo sobre o assunto.